• .

Notícias

11/08/2021 19:20

Sema amplia número de vagas para curso gratuito de Fiscalização Ambiental

Em apenas três dias, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) recebeu mil inscrições para o curso gratuito de Fiscalização Ambiental, na modalidade de ensino a distância – EaD, por meio do Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Formar). 

“Inicialmente, seriam ofertadas apenas 300 vagas, mas por conta do alto número de inscrições, disponibilizamos mais 200 vagas para a primeira turma, totalizando 500 aprovados nesta edição, e iremos abrir uma segunda turma do curso em setembro para contemplar os outros 500 candidatos”, conta a secretária do Meio Ambiente, Márcia Telles. 

Nos próximos dias a organização vai divulgar os aprovados e aprovadas da primeira turma. A lista das pessoas selecionadas serão divulgadas pelo e-mail dos inscritos ou pela plataforma Formar. As aulas iniciam no dia 16 de agosto. Para conclusão é necessário 70% de aproveitamento. Os cursistas deverão acessar as aulas, responder os questionários objetivos e preencher a avaliação para obter o certificado.  

O curso, com carga horária de 40 horas, é voltado para técnicos, gestores públicos e sociedade civil com atuação na área ambiental e apresenta os conceitos do Direito Ambiental, oferecendo uma visão geral da formação das políticas ambientais nos diferentes níveis de governo e dos respectivos instrumentos e meios de fiscalização, propiciando que os participantes entendam as características e aplicações das funcionalidades dos aspectos legais e práticos da Fiscalização Ambiental, compreendendo seus principais conceitos, a fim de atender com efetividade as demandas referentes à preservação, mitigação dos problemas ambientais, adequando os processos produtivos, atividades e empreendimentos à legislação ambiental brasileira e da Bahia.

Formar – o Programa tem como objetivo a promoção da formação continuada dos agentes públicos, servidores, técnicos, gestores, membros de órgãos colegiados e demais representantes da sociedade civil com atuação na área ambiental e que integram o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) e o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Segreh), contribuindo para o cumprimento das diretrizes estratégicas da Sema e do Inema no Estado.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.