• .

Notícias

17/03/2021 16:00

Membros do CERBMA definem calendário de reuniões

Ocorreu nesta quinta-feira (17) a 7ª Reunião do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - CERBMA. O encontro, que aconteceu de forma virtual, definiu as próximas datas das reuniões ordinárias do Comitê neste ano. Ficou acordado entre os membros o calendário com as seguintes datas: 5 de maio; 14 de julho; 15 de setembro e 10 de novembro. 

"Também estabelecemos prioridades de pautas para o ano de 2021. Dependendo das demandas do colegiado, ficou acertado que poderá ser convocadas reuniões extraordinárias para debater outros assuntos que ocorram em relação ao bioma da Mata Atlântica", informou a secretária executiva dos Colegiados Ambientais (Secex/Sema), Miriã Caetano.

Dentre as pautas discutidas, destaca-se a reativação dos Subcomitês da RBMA/BA do Sul, Baixo Sul, Recôncavo Sul, Extremo Sul, Chapada Diamantina e Litoral Norte. Na ocasião, foi apresentada a situação atual do processo de reativação de cada subcomitê e decidida a criação de uma câmara técnica para avaliar e priorizar a reativação dos subcomitês que possuam uma mobilização mais avançada.

Ao final foi apresentada a proposta de criação do Observatório de Áreas Protegidas para o estado da Bahia, pelo professor Moacir Tinoco, da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), que tem o objetivo de diagnosticar os impactos ambientais associados à Unidades de Conservação na Bahia para contribuir na melhora da gestão da biosfera da Mata Atlântica. Um Grupo de Trabalho da CERBMA será responsável para o aprofundamento dessa proposta para ser submetida a deliberação da plenária.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.