• .

Notícias

17/03/2021 08:00

Governo avança na elaboração dos Planos de Espécies Ameaçadas de Interesse Social

Começaram na segunda (15) e terminam hoje (17), as reuniões públicas de apresentação do Projeto de Elaboração dos Planos de Espécies Ameaçadas de Interesse Social às comunidades de pescadores e marisqueiras da região Sul da Bahia. Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), coordenam as atividades.

Em função da pandemia da Covid-19, as reuniões foram realizadas de forma virtual e têm como objetivo chamar as comunidades pesqueiras e marisqueiras a contribuírem com o conhecimento que possuem sobre as espécies e a dinâmica delas no ambiente. “Este é o ponto principal do projeto, a ampla participação das comunidades em processos de escuta para elaboração dos planos”, afirmou a diretora de Políticas de Biodiversidade e Florestas da Sema, Poliana Sousa. 

Espécies de peixes e crustáceos, como o Caranguejo-ucá, Pitu, Garoupa e Guaimum vão ganhar planos de recuperação específicos para a sua preservação, com orientações necessárias para identificar e nortear as ações prioritárias no combate às ameaças que põem em risco as espécies e seus ambientes. Será um documento para consulta contínua e tomada de decisão com base em informações ambientais, socioeconômicas e cultural.

Além destas reuniões de apresentação, estão previstas no projeto mais duas etapas de escuta com as comunidades, a realização de entrevistas com pescadores e marisqueiras e construção coletiva dos planos. 

A elaboração dos planos conta com apoio do Projeto Terramar e a parceria do Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha e apoio técnico da cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.