• .
  • .
  • .

Notícias

21/12/2020 17:50

Sema debate mobilidade urbana com uso de bicicleta para mitigação do clima

O superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental (SPA) da Sema, Claudemir Nonato fez a abertura do debate sobre “Mobilidade urbana com uso de bicicleta para mitigação do clima”, promovido pelo Instituto Humanas e pelo Grupo de Ciclistas Itambé Bike Club (IBC), na última sexta-feira (18). Para discutir o tema, foram convidados o coordenador do Fórum Clima Salvador, Virgílio Machado e a integrante do Coletivo Mobicidade Salvador e do Bike Anjo Salvador, Marcella Marconi. O debate foi transmitido ao vivo pelo Zoom e YouTube. 

“O ciclismo é um segmento que cresceu muito durante a pandemia. Além de proporcionar saúde física e mental para as pessoas, a bicicleta é um meio de transporte que pode influenciar na mitigação do clima. É papel do poder público planejar e projetar ações que levem em conta o uso da bicicleta. Precisamos pensar na segurança no trânsito e em atividades educativas. As cidades devem trabalhar um novo formato das vias urbanas. E a sociedade precisa se envolver mais nos debates ambientais. Juntos, vamos construir um futuro melhor”, pontuou Claudemir.  

Além do debate virtual, o evento contou ainda com a parte prática. Foram realizadas duas oficinas na sexta e no sábado (19).  A primeira oficina foi sobre “Coleta seletiva e Compostagem”, com Josemar da Silva Mendes, que é mestre em Ecologia e Evolução (UEFS). A outra foi sobre “Produção de Mudas para Reflorestamento e Mitigação do Clima, com Marcelo Rodrigues. Para fechar o evento, no domingo (20) foram plantadas 100 mudas na cidade de Itambé. 

O município de Itambé sedia um dos maiores eventos ciclísticos de toda região -  o Ecobike. Em 2019, o encontro contou com a participação de mais de 300 ciclistas de toda Bahia e do norte de Minas Gerais. Este ano, por conta da pandemia, o evento esportivo não pode ser realizado. 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.