• .
  • .
  • .

Notícias

18/12/2020 16:30

Comissão Interinstitucional faz balanço sobre educação ambiental

Na última reunião do ano da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) apresentou a avaliação sobre a atuação do colegiado no ano vigente e os desafios para 2021. Participaram do encontro, que aconteceu nesta quinta-feira (17), o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental (SPA) da Sema, Claudemir Nonato e o diretor de Educação Ambiental (EA), José Carlos dos Santos.

"Avaliamos a atuação do Ceia como positivo, apesar das dificuldades enfrentadas por conta da pandemia da Covid-19. Podemos citar, como exemplo, o mapeamento da EA nas Unidades de Conservação e Comitês de Bacia e o início da execução de um dos instrumentos da Política Estadual de Educação Ambiental, que é  o Diagnóstico da Educação Ambiental previsto no PPA 2020-2023", destacou José Carlos Santos. De acordo com o diretor da Sema, a construção desse instrumento está acontecendo de forma participativa, com seminários territoriais e parceria com municípios, universidades e organizações sócio ambientais.

Foram destacadas ainda a realização de uma série de debates virtuais, entre março e julho; a Semana do Meio Ambiente, que contou com a participação de especialistas nacionais; e o debate sobre temas estruturantes do desenvolvimento do Estado da Bahia, como o Zoneamento Ecológico-Econômico e o Porto Sul. "Organizamos esses conteúdos de educação ambiental para manter o contato com o público da Sema e disseminar conhecimentos de interesse público sintonizados com os problemas ambientais atuais", finalizou a coordenadora de EA da Sema, Claudia Sisan.

O Ciea é um espaço público colegiado, instituído pelo poder público estadual, destinado a constituir-se em uma instância de coordenação das atividades de Educação Ambiental no Estado. A Comissão é composta por 34 representantes da sociedade civil, poder público municipal, estadual e federal, redes de educação ambiental, movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, além de instituições de ensino que atuem na área de Educação Ambiental.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.