• .
  • .
  • .

Notícias

15/12/2020 17:30

Transição socioambiental, ecológica e econômica é desafio para organizações

O professor Genauto de França Filho, da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), foi o segundo convidado da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) para dialogar com assessores de planejamento e gestão das secretarias de governo sobre “Transição Socioambiental, Ecológica e Econômica”. O objetivo do encontro é oportunizar uma compreensão acerca dos prováveis caminhos de implementação de políticas públicas com vistas à transição, como previsto no Plano Plurianual Participativo. 

"Qual a natureza da crise que enfrentamos no atual contexto do desenvolvimento societário e quais caminhos e possibilidades de transição como renovação das práticas organizacionais e seus respectivos modos de Gestão?" Com essa indagação inicial, o pesquisador apresentou como foi o processo de elaboração do seu trabalho.

Genauto abordou a temática com base em suas pesquisas que deu origem ao livro - Solidariedade e Organizações, junto com  francês Phillippe Eynaud. Na ocasião, ele destacou que a gestão das organizações públicas e privadas são desafiadas neste momento, onde todos são convidados a pensar sobre uma “outra gestão”.

Para o professor, a dinâmica do desenvolvimento tem revelado um déficit de solidariedade tanto na relação dos seres humanos com a natureza, quanto na relação das pessoas entre si. "A solidariedade foi invisibilizada na construção do conhecimento sobre as organizações e a gestão, exigindo agora práticas organizacionais inovadoras que visem responder aos dilemas dessa dupla insustentabilidade", refletiu. 

Organizada pela Sema, a próxima rodada de de diálogos acontecerá a partir de março de 2021.

.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.