10/12/2020 16:50

Conerh apresenta balanço anual de atividades do colegiado

O secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira, participou na quinta-feira (10) da última reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos da Bahia (Conerh) de 2020. Entra as pautas discutidas, foi apresentado pela Secretaria Executiva dos Colegiados Ambientais da Sema o balanço anual das atividades. No total, foram realizadas 11 reuniões plenárias e 16 de Câmaras Técnicas.

"Apesar do ano atípico, por causa da pandemia da Covid-19, os conselheiros e conselheiras foram peças fundamentais para o avanço de pautas ambientais para a Bahia. Em 2021 teremos novos desafios, com pautas importantes a serem deliberadas. Espero que nas próximas reuniões possamos debater sobre outras pautas prioritárias para o estado presencialmente e celebrar a nova "normalidade" da interação das pessoas", destaca o secretario.

Durante a reunião, a equipe do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), representada pelo diretor de Águas, Eduardo Topázio, e o coordenador de Recursos Hídricos, Bruno Jardim, apresentou para a plenária a atualização do Plano de Bacia do Rio Grande e do Rio Corrente, que já está na última fase de elaboração; e tratou sobre o instrumento de alocação negociada de água em reservatórios, que é realizado pelo órgão.

Dentre as deliberações, foram escolhidos para participar do Grupo de Sustentação para acompanhar o processo de elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), os conselheiros Manuel Ailton, representando a Sociedade Civil; e Evilásio Fraga, representando a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), respectivamente, como titular e suplente.

.