• .
  • .
  • .

Notícias

08/12/2020 16:10

Segundo debate sobre Transição Socioambiental, Ecológica e Econômica será dia 15

Na primeira reunião temática sobre Transição Socioambiental, Ecológica e Econômica ficou claro que a palavra “transição” vem ocupando cada vez mais espaço nas discussões das políticas socioeconômicas e ambientais, especialmente com as questões do enfrentamento das mudanças climáticas, e nas políticas de saúde, com foco na Pandemia da Covid-19. Em diversos países, a exemplo da Espanha e França, os órgãos públicos que cuidam da gestão ambiental tiveram acrescido aos seus nomes a palavra “transição” mostrando que é uma palavra que vem se popularizando e se consolidando na gestão de políticas públicas. 

O segundo debate já tem data marcada, será no dia 15 de dezembro, das 14h30 às 16h30, na plataforma Teams [https://bit.ly/39ZsBRF]. A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) convidou o Prof. Dr. Genauto de França Filho, da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), para conduzir o debate. Genauto tem sua produção científica fundamentada no diagnóstico crítico sobre a dupla insustentabilidade que tem caracterizado a dinâmica do desenvolvimento das sociedades contemporâneas: a crise ambiental e o aumento das desigualdades.

Para o professor, a dinâmica do desenvolvimento tem revelado um déficit de solidariedade tanto na relação dos seres humanos com a natureza, quanto na relação das pessoas entre si, onde a questão da solidariedade foi invisibilizada na construção do conhecimento sobre as organizações e a gestão, exigindo agora práticas organizacionais inovadoras que visem responder aos dilemas dessa dupla insustentabilidade. E, ao mesmo tempo, a gestão das organizações públicas e privadas são desafiadas neste momento do processo de Transição Socioambiental, Ecológico e Econômico, onde todos são convidados a pensar sobre uma “outra gestão”.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.