• .
  • .
  • .

Notícias

25/11/2020 15:00

Estado dialoga sobre Transição Socioambiental, Ecológica e Econômica

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) iniciou na terça-feira (24) uma série de reuniões virtuais com assessores de planejamento e gestão das secretarias de governo para debater sobre “Transição Socioambiental, Ecológica e Econômica”. O objetivo é oportunizar uma compreensão acerca dos prováveis caminhos de implementação de políticas públicas com vistas à transição, como previsto no Plano Plurianual Participativo. 

O primeiro encontro contou com a participação do secretário João Carlos Oliveira, que destacou o debate como momento de repensar o equilíbrio entre o bem-estar da vida humana e a questão ambiental. Convidados como palestrantes, os doutores Gilney Viana, em Saúde e Ambiente, e Ernesto Nunes em Ciência Ambiental, abordaram mais sobre o tema que emergiu nas três últimas décadas na sociedade e que ainda precisa de consenso sobre o seu significado. 

Ernesto Nunes abordou a temática com base em sua tese de doutorado. Na ocasião, ele destacou que é cada vez mais consensual na comunidade acadêmica que a sustentabilidade em longo prazo das sociedades industrializadas não pode ser alcançada sem mudanças fundamentais nos diferentes subsistemas sociais, como o de transporte, energético, alimentar, do gerenciamento de água, mencionando apenas os principais. "A transição sustentável é definida como a transformação radical em direção a uma sociedade sustentável", completou.

Para o professor Gilney Viana, a atual crise econômica coincide com uma crise ecológica e está relacionada ao modo de vida determinado pelo capitalismo moderno, em seus ciclos de crescimento e de crise. “Para se enfrentar a crise ecológica será necessária uma reversão e reorientação da base econômica hoje existente, tanto industrial, quanto agrícola, sob novas bases tecnológicas bem como outro padrão de consumo, em tal grandeza que não será suportável para o sistema capitalista’, finalizou.

Organizada pela Sema, a próxima reunião virtual está marcada para o próximo dia 15, a partir das 14h, com a participação do Doutor em Sociologia pela Université de Paris VII, Genauto Carvalho de França Filho, que irá abordar o tema: "Organizações e Gestão Pública para a Transição Socioambiental, Ecológica e Econômica".

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.