• Cefir nos municípios

Notícias

20/11/2020 18:10

Governo promove série de debates sobre Transição Socioambiental, Ecológica e Econômica

Cada vez mais as evidências confirmam a relação entre a crise ecológica e a forma de organização da sociedade, as relações sociais e de produção que se estabelecem no curso do desenvolvimento dos países. Buscando subsidiar a discussão governamental sobre essa questão e oportunizar uma compreensão maior e coletiva acerca dos prováveis caminhos à implementação de políticas públicas, o Governo da Bahia realizará uma série de reuniões virtuais com o tema “Transição Socioambiental, Ecológica e Econômica”.  

A primeira acontecerá na próxima terça-feira (24), às 14h30, pela plataforma Teams, e tem como público-alvo os assessores de planejamento e gestão das secretarias e órgãos do Governo da Bahia. Para fundamentar a discussão na perspectiva de uma gestão governamental, foram convidados o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Gilney Viana e o sociólogo (FFLCH-USP), mestre em Antropologia (PUCSP) e doutor em Ciência Ambiental (IEE-USP), Ernesto Luiz Marques Nunes.

No Plano Plurianual do Estado da Bahia 2020-2023 (PPA), o tema se expressa em dois programas, um deles é o de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que é de responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e prevê, junto a Superintendência de Políticas e Planejamento Ambiental (SPA), a realização de “Estudos e Eventos sobre a Transição Socioambiental, Ecológica e Econômica do Estado da Bahia”.  

O objetivo é tratar, especialmente, da promoção de valores democráticos de igualdade social; por meio de medidas de planejamento que permitam a transição para um ambiente mundial seguro e inclusivo, através da transformação qualitativa do desenvolvimento. Desta forma, o enfrentamento às desigualdades sociais deve somar-se de forma imperativa aos apelos de proteção da natureza, à construção de espaços comuns e às novas formas de produção compartilhada.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.