• .
  • .

Notícias

25/09/2020 17:50

Fórum aborda como a poluição dos mares afeta a vida marinha

Plástico, papel, canudos, garrafas e uma infinidade de poluentes, como esgoto doméstico e industrial, são levadas diariamente para o mar e a poluição marinha tem sido um tema bastante debatido pela sociedade. Um das mesas de debate do II Fórum de Meio Ambiente e Economia Azul tratou diretamente desse tema, abordando as causas e os efeitos da poluição marinha. O diálogo foi mediado pela professora Olívia Oliveira.
 
A pesquisadora do Núcleo de Modelagem Ambiental (NUMA) da COPPE/UFRJ, Carina Bock, abordou sobre a preservação, conservação e inovação social no ambiente marinho. “A imensa quantidade de substâncias lançadas nos oceanos produz o aparecimento de organismos que prejudicam o desenvolvimento da vida marinha e também comprometem o percentual de alimentos”, afirmou. 
 
O debate online também contou com a fala do professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), Alexander Turra, que abordou a análise geopolítica para a realização de políticas de estado. “O momento que estamos vivendo precisa ser analisado com um olhar crítico para as políticas públicas de estado e não de governo, pois assim poderemos ter uma maior preocupação com as ações na área marinha”, acrescentou. 
 
A programação contou ainda com a participação dos palestrantes: Eduardo Silva, coordenador do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC; Sury de Moura, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Pará; e Yasmina Rodrigues, bióloga marinha, pesquisadora na área do lixo marinho.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.