• .
  • .

Notícias

25/09/2020 15:30

Fórum destaca a inovação social para preservação e conservação do ambiente marinho

Nesta sexta-feira (25), terceiro e último dia do II Fórum Internacional de Meio Ambiente e Economia Azul, instituições nacionais e internacionais apresentaram visões sociais inovadoras para a proteção do meio ambiente marinho, durante uma das sessões plenárias.  
O debate foi iniciado com a apresentação de Samuel Façanha, que é doutor em Economia e destacou a compreensão do conceito de "Inovação azul" por meio de diferentes métodos de competição e criação de valor. Em seguida, Filipe Addor, professor e diretor do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (UFRJ), fez uma reflexão sobre o conceito de inovação social. “É fundamental que as populações de território tenham protagonismo. Importante reconhecer e valorizar os saberes tradicionais”. Ele também enfatizou a capacidade da inovação social de trazer soluções mais justas e eficazes para os desafios socioambientais. 

A convidada Tiemi Yoshikawa, que é coparticipante do projeto “De Nosso Território Sabemos Nós”, da Escola Nacional Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz, falou sobre a implementação e validação de um aplicativo que ajuda o público a entender os índices de vulnerabilidade, destacando o enfrentamento diário das diversas questões sociais, econômicas e de saúde relacionadas aos indicadores. 

No final do debate, Ana Isabel, que é cofundadora do Laboratório de Inovação Social do IST, falou sobre o trabalho desenvolvido no local e o contributo para a sociedade, salientando a importância de parcerias com redes nacionais e internacionais para o desenvolvimento sustentável. 

Todo o conteúdo do Fórum ficará disponível na íntegra pela página: youtube.com.br/aircentre.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.