• .
  • .

Notícias

24/09/2020 17:20

Especialistas dialogam a importância dos serviços ecossistêmicos costeiro e marinho

Os serviços ecossistêmicos são benefícios que o ser humano obtém da natureza, direta ou indiretamente, por meio dos ecossistemas, a fim de sustentar a vida no planeta. A importância desses serviços nos ambientes costeiro e marinho foi um dos temas do segundo dia do ciclo de palestras do II Fórum Internacional de Meio Ambiente e Economia Azul. Com a mediação da diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), Márcia Telles, especialistas debateram o tema com o objetivo de estimular uma gestão ecossistêmica pautada na sustentabilidade da costa e do bem-estar de seus atores sociais.

Para o professor de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Antônio Jeovah Meireles, é importante que a sociedade tenha acesso a informações e possa discutir de fato, cientificamente, a natureza do desenvolvimento atual, o colapso que ele vem deixando no planeta, principalmente com a degradação massiva e acumulativa dos oceanos e da biodiversidade. "Hoje, pensar sobre os serviços ecológicos e a gestão socioambiental da zona costeira, é necessário colocar em pauta também, como prioridade, soluções para diminuir a discrepância dos riscos ambientais por classes socais em face da conjuntura vigente", pontuou.

Também contribuindo com a discussão, o professor coordenador do Laboratório de Gestão Territorial e Educação Popular da UFBA, Miguel Accioly destacou que mudar os modelos de apropriação dos bens e serviços ecossistêmicos sempre foi uma necessidade inteligente para evoluir a sociedade. "Mas, não adianta ter inúmeros conhecimentos técnicos e não aplicarmos para o nosso desenvolvimento sustentável e integrado, porque as escolhas equivocadas foram feitas no passado e não é mais momento de permanecer no erro. A emergência climática exige mudanças imediatas", finalizou.

Outros temas abordados na palestra foram: Contribuições para o Estabelecimento de uma Metodologia de Contabilidade dos Oceanos, ministrado pelo diretor do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio Sustentabilidade da Universidade do Minho, Tiago Miranda; Efeitos das Manchas de Óleo sobre os Serviços Ecossistêmicos no Litoral Norte da Bahia, ministrado pelo professor de Biologia da UFBA, Francisco Kelmo; e sobre Plantações Florestais e os Serviços Ecossistêmicos, ministrada pela coordenadora de Meio Ambiente e Certificações na Bracell Floresta, Meryellen Baldin. 

Para assistir na íntegra as palestras, acesse o Youtube: https://bit.ly/36c6Agq
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.