• Cefir nos municípios
  • .
  • .

Notícias

23/09/2020 18:50

Fórum discute potencialidades dos oceanos para geração de energia renovável

Transformar a força das ondas, do vento que sopra em alto-mar e a variação das marés em energia. Esse foi um dos debates do II Fórum Internacional de Meio Ambiente e Economia Azul, que iniciou nesta quarta (23) e segue até sexta-feira (25). O debate sobre “A Energia quem vem do Mar” teve a moderação de Milad Shadman, professor visitante do Programa de Engenharia Oceânica da COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que apresentou iniciativas de Energia Eólica Offshore no Brasil, fazendo uma comparação com outros países que já são grandes mercados de energias limpas e renováveis.  

A programação contou com a participação dos palestrantes Ayoze Castro Alonso, chefe da Unidade de Inovação da Plataforma Oceânica das Ilhas Canárias; Sandro Yamamoto, diretor-técnico na ABEEólica; Elisa Obermann, Fundadora do Canadian Council on Renewable Electricity (CanCORE) e diretora do Offshore Energy Research Association; e Renato Cordeiro, líder do setor de Energia no Brasil para o Department for International Trade (DIT), do Reino Unido. 

Elisa Obermann falou sobre os desafios da instalação de eólicas offshore, relatando a preocupação com o meio ambiente, principalmente, com a fauna marinha. “No Canadá fazemos avaliações ambientais detalhadas, mas esbarramos na regulamentação, pois a legislação ainda não está equipada com essas questões. A pesquisa offshore é uma tecnologia nova e a indústria terá um grande desafio pela frente”, completou. 

 Todo o conteúdo do Fórum ficará disponível na íntegra pela página: youtube.com.br/aircentre.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.