• .
  • .

Notícias

23/09/2020 18:30

Riqueza que vem do Mar é debatida no II Fórum de Meio Ambiente e Economia Azul

Dando continuidade à programação do II Fórum Internacional de Meio Ambiente e Economia Azul, que iniciou nesta quarta (23) e segue até sexta-feira (25), foi debatido o tema “O PIB do Mar: setores e serviços: A Riqueza que vem do Mar”, em uma das salas virtuais. 

Especialistas discutiram a Economia do Mar ou “Economia Azul”, um importante vetor de desenvolvimento mundial, e o Produto Interno Bruto do Mar (PIB do Mar), como fator determinante para o processo de elaboração, implementação e condução de políticas públicas e ações relacionadas ao aproveitamento sustentável da “Riqueza que vem do Mar”. 

Uma das palestrantes, Andrea Carvalho, que é coordenadora do Grupo Economia do Mar (GEM) da FURG/EGN, comentou sobre as transformações necessárias que o advento do novo coronavírus, que de forma abrupta, forçou mudanças no setor do turismo marítimo. “Houve uma ruptura naquele modelo tradicional que estava sendo tratado o turismo. Aquele turismo de grande massa, com cruzeiros que aportavam em nossa costa, isso haverá uma mudança e nós já estamos sentindo por conta dessa triste situação que estamos vivendo. Esse turismo não vai, ao menos por algum tempo, ser viabilizado. Isso já serve como um ponto de reflexão,” pontuou Andrea ao responder um dos questionamentos.  

Como moderador, o debate teve a participação do advogado Thiago Borges, diretor do IBDMAR e presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB-BA. O time de palestrantes, além de Andrea Carvalho, contou com Ozilea Menezes, diretora do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC); Patrízia Raggi, diretora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Miguel Marques, líder do projeto de liderança de pensamento da Economia do Mar da PwC; e Thiago Carvalho Borges, diretor do IBDMAR e presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB-BA. 

 Todo o conteúdo do Fórum ficará disponível na íntegra pela página: youtube.com.br/aircentre.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.