• .
  • .

Notícias

21/09/2020 17:50

Revista sobre Economia do Mar será lançada no II Fórum do Meio Ambiente e Economia Azul

Com o intuito de reconhecer a importância da economia do mar para o estado da Bahia e subsidiar políticas públicas integradas, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), lança, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a revista Bahia Análise & Dados, com o tema Economia do Mar. 

O lançamento será nesta quarta-feira (23), às 7h30, na abertura do II Fórum Internacional do Meio Ambiente e Economia Azul, evento virtual que contará com a participação de mais de 90 pesquisadores de renome nacional e internacional. As inscrições para o Fórum podem ser feitas pelo site:  www.forumeconomiaazulbahia.com.br

Com sete artigos e duas resenhas, a revista mostra a economia do mar como motor de interação humana com o oceano, inclui perspectivas diversas sobre a economia azul e retrata as estratégias de sobrevivência das populações nas zonas costeiras. Ela traça o perfil socioeconômico das comunidades de pescadores do Canal do Serinhaém, da Baía de Camamu, e a pesca artesanal no sul da Bahia. 

A publicação descreve ainda o mar nas memórias e no cotidiano, através do trabalho das marisqueiras em Saubara, expõe o potencial de prejuízos causados pela erosão costeira em Porto de Sauípe e investiga a dinâmica costeira e processos erosivos entre Praia do Forte e Guarajuba, além de avaliar as ações governamentais voltadas ao espaço litorâneo de Salvador. 

A SEI embarcou no projeto proposto pela Coordenação do Programa de Gerenciamento Costeiro na Bahia da Sema, que tinha como objetivo auxiliar os especialistas nas áreas correlatas na divulgação dos temas mar e zonas costeira e marinha da Bahia (ZCM/BA), de fundamental importância para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do estado. 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.