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Notícias

03/09/2020 17:40

Colegiados estaduais discutem projeto político pedagógico da zona costeira marinha

Com o tema “Diálogos sobre o Projeto Político Pedagógico da Zona Costeira Marinha”, a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), órgão colegiado ligado às Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e da Educação, e mais 16 colegiados de estados costeiros se reuniram virtualmente nesta quinta-feira (3). O Encontro teve o objetivo de apresentar o Projeto Político Pedagógico da Zona Costeira e Marinho (PPPZCM), construído por especialistas, gestores, comunidades, municípios e estados da costa brasileira e que irá direcionar a Educação Ambiental nessas áreas. A realização do encontro foi promovido pela Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA). 

"O encontro é um marco na elaboração e estruturação interterritorial de um planejamento dos 17 estados costeiros do Brasil, no sentido de construir projetos e ações de educação ambiental nos municípios que compõem esse rico mosaico, que é a imensa área da costa marinha brasileira. A Ciea da Bahia agradece a ANPPEA pela escolha do nosso Estado para ser a anfitriã desse importante encontro que marca o início de um outro patamar para o desencadeamento de processos formativos de Educação Ambiental na área litorânea", destacou o diretor de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Sema, José Carlos.   

De acordo com o diretor, em 2019, foi dado início à construção participativa do PPPZCM, juntamente com um processo formativo envolvendo 40 representantes da diversidade de atores da nossa zona costeira e marinha. Esses representantes atuaram como multiplicadores e interlocutores em seus territórios envolvendo aproximadamente 700 pessoas e mais de 300 organizações institucionais e comunitárias.

Projeto Político Pedagógico

Os próximos passos para a continuidade à distância do processo formativo e de construção do PPPZCM foram organizados a partir de cinco módulos pedagógicos de construção participativa. Os módulos pedagógicos foram delineados a partir dos resultados do processo desenvolvido até o presente, dos subsídios prioritários para que seja concluído o projeto pedagógico, além das diferentes estratégias de participação e ensino-aprendizagem como o diálogo, partilhas, reflexão individual e coletiva, leitura, oralidade e escrita, registros e sistematização de informações.

Cada um dos cinco módulos se apresenta com atividades sequenciais que levarão à construção do todo do projeto pedagógico estruturado a partir dos eixos conceitual, situacional e operacional. Com o propósito de acolher ao máximo todos os participantes, sabendo-se das dificuldades de alguns com as ferramentas digitais e internet, todos os módulos pedagógicos possuem atividades individuais e coletivas, com possibilidades de leituras, expressão oral e escrita.

Todos os módulos e suas atividades correspondentes serão explicados durante a reunião virtual com os grupos para esclarecer todas as dúvidas que surgirem. Além disso, as datas para as reuniões virtuais serão agendadas em específico com cada um dos grupos, de acordo com os meses indicados na figura acima a fim de que o PPPZCM esteja concluído até dezembro de 2020.
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