• .
  • .

Notícias

31/07/2020 17:20

Equipe da Sema discute o relatório final do ZEE-Bahia com a FIEB

A equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) discutiu nesta sexta-feira (31) com representantes do Conselho de Sustentabilidade da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), presidido por Jorge Cajazeira, sobre o relatório final do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) da Bahia e seus desdobramentos. 

A superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Sema, Clarissa Amaral fez a apresentação do projeto, que divide o estado em 36 zonas, levando em consideração aspectos geoambientais, da biodiversidade e das atividades produtivas. “O ZEE é um instrumento legal de planejamento e ordenamento fundamental para a gestão ambiental e territorial da Bahia”, pontuou. 

Aliar o desenvolvimento econômico à preservação ambiental foi outro ponto positivo do ZEE que foi debatido. “Esse instrumento de política pública se faz ainda mais importante nesse momento pós-pandemia, pois a recuperação econômica terá que se basear na sustentabilidade socioambiental. A atual crise que estamos vivendo está inteiramente ligada à questão ambiental”, ressaltou o secretário do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira. 

Os representantes da FIEB apresentaram algumas propostas para somar ao ZEE, esclareceram dúvidas sobre o projeto e solicitaram a prorrogação do prazo para envio de contribuições. A equipe da Sema irá se reunir na próxima semana com a Secretaria do Planejamento (Seplan) para discutir as demandas solicitadas. 

Consulta pública - O Relatório final do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) da Bahia está disponível para a sociedade para manifestações e contribuições e pode ser consultado pelo site www.zee.ba.gov.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.