• Orientações Covid 19
  • .
  • .

Notícias

05/06/2020 15:20

Conerh retorna suas atividades por meio de reunião virtual

Mais um colegiado ambiental retornou suas atividades na modalidade virtual para avançar na aprovação de pautas ambientais do estado. Nesta quinta-feira (3) foi a vez do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh) se reunir na 17° reunião extraordinária, com quórum qualificado para as deliberações e a participação do secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira e a diretora-geral do Instituto do Meio ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles.

Dentre as pautas discutidas, foi aprovado a indicação dos conselheiros Evilásio Fraga e Manuel Ailton, respectivamente, titular e suplente, para representar o Conerh no Fórum Baiano de Mudanças Climáticas e de Biodiversidade, criado, em 2005, mas sem exercer suas atividades desde 2011. De acordo com a superintendente de Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Ambiental da Sema, Clarissa Amaral, haverá a reativação do Fórum, que deverá ser publicada em Diário Oficial na sexta-feira (5), Dia do Meio Ambiente.

O secretário ressaltou o papel relevante que as conselheiras e conselheiros terão em relação às decisões sobre o colegiado, ainda mais na conjuntura atual pós-pandemia. “Além do contexto global complicado que estamos vivendo, estamos enfrentando uma crise política e ambiental que faz a gente refletir de forma mais contundente as nossas relações entre as pessoas e o meio ambiente”, disse.

Na reunião também foram aprovadas as Atas da 41ª e 42ª Reuniões Ordinárias e 17ª Extraordinária; a Resolução do CONERH que trata sobre reunião da plenária de forma virtual, incluindo um dispositivo que permita os Comitês usarem os dispositivos da Resolução para realizarem suas reuniões virtuais; além da prorrogação do Mandato dos Conselheiros dos Comitês de Bacias Hidrográficas, até finalização do processo eleitoral, adiada por conta da pandemia.

Participaram da reunião representantes dos usuários de água, sociedade civil e do poder público, entre outros membros setoriais. O Conerh é um órgão superior do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, com caráter consultivo, normativo, deliberativo, recursal e de representação para atuar na defesa e proteção dos recursos hídricos, tendo por finalidade formular, em caráter suplementar, a Política Estadual de Recursos Hídricos.
.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.