• Orientações Covid 19
  • .
  • .

Notícias

03/06/2020 12:50

Live da Sema debate a permacultura como resposta positiva contra pandemia

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) promoveu na noite desta terça-feira (02), uma live para tratar da permacultura, um poderoso movimento de empoderamento local, ativismo prático e desenvolvimento sustentável, baseado em respeito, cooperação e na sustentabilidade das comunidades em geral. O encontro, mediado pelo coordenador de Políticas e Planejamentos da Sema, Tiago Brasileiro foi transmitido no Instagram (@semabahia) e contou com a presença de André Soares, co-fundador do Instituto de Permacultura do Cerrado (IPEC), que discutiu o uso da cultura permanente como resposta contra a pandemia. 

Tiago Brasileiro iniciou o bate-papo falando sobre a relevância do tema para um raciocínio sistêmico dos processos de educação ambiental. Em seguida, André Soares destacou alguns princípios de planejamento da permacultura, como a observação da ecologia e da forma sustentável de interação, e a produção de vida das populações tradicionais com a natureza. “Sempre trabalhando a favor dela e nunca contra. A permacultura é pensar diferente, é ser integrado com a natureza, e assim viver harmoniosamente”, completou.

Durante o debate, os comentários dos internautas mostraram o envolvimento da população com o tema proposto, evidenciando que os cidadãos continuam em busca do saber, das melhores maneiras de preservar e do não desperdício dos recursos naturais. “Cuidar de nossas próprias necessidades, ter uma vida de impacto positivo e incentivar a sustentabilidade são atitudes priorizadas pela permacultura em momentos de crise pandêmica como a que estamos vivendo”, finalizou o convidado.

Nesta quarta-feira (03), a Sema convida o ambientalista Renato Cunha, coordenador executivo do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), para falar sobre “Sustentabilidade do Bioma Mata Atlântica na Atualidade”, com mediação da coordenadora de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) da Sema, Kitty Tavares.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.