• Orientações Covid 19
  • .
  • .

Notícias

24/04/2020 10:20

Sema debate impactos da Covid-19 na área ambiental em videoconferência da Abema

Na tarde desta quinta-feira (23), os secretários de estado que compõem a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) participaram da 12ª reunião extraordinária do órgão, quando dialogaram sobre os impactos da pandemia mundial causada pelo Covid-19 na prestação dos serviços ambientais. O secretário do Meio Ambiente da Bahia (Sema), João Carlos Oliveira apresentou algumas ações adotadas para garantir o acesso às informações e serviços prestados pela pasta.

“Estamos usando fortemente as redes sociais para garantir ao nosso público acesso aos serviços e informações da Sema. Uma dessas ações é a plataforma de educação à distância, o Formar, que oferece cursos EAD na área ambiental. Com a crescente demanda por essas atividades que permitem aos nossos usuários permanecer em distanciamento social, abrimos a oferta de cinco cursos gratuitos nas áreas de Licenciamento Ambiental, Ecologia da Paisagem, Avaliação Integrada de Impactos Socioambientais, Gerenciamento Costeiro e Política e Gestão de Recursos Hídricos, com 1709 vagas. E estamos avaliando a oferta de novos cursos”, disse João Carlos.

O secretário também destacou que esse é o momento de pensar como será a gestão ambiental pós-pandemia. “As empresas e a sociedade terão novas demandas e temos que nos adequar para isso. É hora de fazer uma reflexão. E com certeza as plataformas digitais e redes sociais serão novos instrumentos de gestão”, frisou.  

Já pensando nesse novo formato, a diretoria da Abema anunciou que na próxima segunda-feira, 27 de abril, serão retomadas as reuniões do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH-MG). A novidade é que a participação dos conselheiros e da sociedade civil acontecerá de forma remota, pela internet.

A Sema também estuda a realização das reuniões dos conselhos estaduais de Meio Ambiente por videoconferência, para garantir a continuidade dos trabalhos, em data a ser definida em breve. Outra ação do órgão destacada pelo secretário, neste momento de crise, é a realização da série “Pandemias e Meio Ambiente”, com transmissão ao vivo toda quarta-feira pelo Instagram da Sema (@semabahia). Na próxima quarta-feira (29), a 4º live da série vai discutir a "Segurança Alimentar e o Coronavírus", a partir das 18h.

Dia Mundial do Meio Ambiente - A diretoria da Abema sugeriu, e foi acatado por todos os secretários de estado presentes, que as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) fossem adiadas para setembro, na primavera.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.