• Orientações Covid 19

24/04/2020 10:20

Sema debate impactos da Covid-19 na área ambiental em videoconferência da Abema

Na tarde desta quinta-feira (23), os secretários de estado que compõem a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) participaram da 12ª reunião extraordinária do órgão, quando dialogaram sobre os impactos da pandemia mundial causada pelo Covid-19 na prestação dos serviços ambientais. O secretário do Meio Ambiente da Bahia (Sema), João Carlos Oliveira apresentou algumas ações adotadas para garantir o acesso às informações e serviços prestados pela pasta.

“Estamos usando fortemente as redes sociais para garantir ao nosso público acesso aos serviços e informações da Sema. Uma dessas ações é a plataforma de educação à distância, o Formar, que oferece cursos EAD na área ambiental. Com a crescente demanda por essas atividades que permitem aos nossos usuários permanecer em distanciamento social, abrimos a oferta de cinco cursos gratuitos nas áreas de Licenciamento Ambiental, Ecologia da Paisagem, Avaliação Integrada de Impactos Socioambientais, Gerenciamento Costeiro e Política e Gestão de Recursos Hídricos, com 1709 vagas. E estamos avaliando a oferta de novos cursos”, disse João Carlos.

O secretário também destacou que esse é o momento de pensar como será a gestão ambiental pós-pandemia. “As empresas e a sociedade terão novas demandas e temos que nos adequar para isso. É hora de fazer uma reflexão. E com certeza as plataformas digitais e redes sociais serão novos instrumentos de gestão”, frisou.

Já pensando nesse novo formato, a diretoria da Abema anunciou que na próxima segunda-feira, 27 de abril, serão retomadas as reuniões do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH-MG). A novidade é que a participação dos conselheiros e da sociedade civil acontecerá de forma remota, pela internet.

A Sema também estuda a realização das reuniões dos conselhos estaduais de Meio Ambiente por videoconferência, para garantir a continuidade dos trabalhos, em data a ser definida em breve. Outra ação do órgão destacada pelo secretário, neste momento de crise, é a realização da série “Pandemias e Meio Ambiente”, com transmissão ao vivo toda quarta-feira pelo Instagram da Sema (@semabahia). Na próxima quarta-feira (29), a 4º live da série vai discutir a "Segurança Alimentar e o Coronavírus", a partir das 18h.

Dia Mundial do Meio Ambiente - A diretoria da Abema sugeriu, e foi acatado por todos os secretários de estado presentes, que as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) fossem adiadas para setembro, na primavera.