• Orientações Covid 19
  • .
  • .

Notícias

23/04/2020 09:00

Pandemia: Sema debate responsabilidade socioambiental das organizações

Responsabilidade socioambiental em época pandemia. Essa foi a pauta da terceira live, que é realizada semanalmente pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), neste período de distanciamento social. A convidada da vez foi a pesquisadora Leana Mattei, mestra em Desenvolvimento e Gestão Social pela UFBA. Em sua participação na live, na quarta-feira (22), ela destacou que a palavra de "ordem"é que todos os setores da sociedade trabalharem em rede, superando diferenças políticas, fragmentações entre os setores, para o mesmo bem comum, a relação do homem com o meio ambiente.

Outro aspecto destacado foi o acesso à informação e como ela garante o controle social. "Agora todos têm telhado de vidro, e as notícias cada vez mais estão acessíveis para todo mundo. Então, as empresas são obrigadas a se posicionarem sobre suas responsabilidades socioambientais em época de pandemia. Cada vez mais elas estão sendo cobradas não somente para mostrar o que estão fazendo, como comprovar a transparência de suas ações. Isso é um indicador de responsabilidade social", explicou a pesquisadora. 

"Espaços para debates são excelentes oportunidades de promover conhecimento, num momento em que temos o direito e a obrigação de estarmos atentos a questão da responsabilidade socioambiental. Esse tema não precisa necessariamente está restrito às grandes empresas e ao governo. Uma coisa é muito certa, precisamos ser melhores se quisermos ser melhores. Precisamos enxergar e incluir, não dá para fingir que o morador de rua não existe", finaliza.

Novos debates 

A próxima live da Sema vai discutir a "Segurança Alimentar e o Coronavírus", com transmissão pelo Instagram da Sema (@semabahia), no dia 29 (quarta-feira), a partir das 18h. O debate vai contar com a participação do engenheiro agrônomo Carlos Eduardo Oliveira, que é coordenador geral do Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (SASOP) e integra o núcleo executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). 

Para mediar o bate-papo, teremos o professor de Agroecologia do Instituto  Federal  de Educação,  Ciência  e  Tecnologia  Baiano (IF- Baiano) e assessor especial da Sema, Durval Libânio
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.