• Orientações Covid 19

13/04/2020 15:40

Sema realiza live sobre pandemias e Meio Ambiente

A primeira live da série “Pandemias e Meio Ambiente” promovida pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) durante o mês de abril aconteceu na noite desta quarta-feira (09) e reuniu pesquisadores, ambientalistas, gestores e estudantes para debater o tema. Transmitida na facebook e instagram da Sema, a live contou com a participação da doutora em Ciências pela USP, e pesquisadora em Saúde pública da Fiocruz, Nelzair Viana, e mediação do superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema Claudemir Nonato.

“A nossa proposta é abrir uma discussão com base em pesquisas e estudos científicos, tirando dúvidas e desmistificando uma série de informações que circulam nas redes. Nesse momento, estamos vivendo uma avalanche de informações que não orientam de forma positiva. A ciência está sendo extremamente solidária, com informações fidedignas ao alcance de todos. São nessas informações que precisamos nos pautar”, explicou Claudemir Nonato.

Líder climática, e membro fundadora do Fórum de Energia e Clima, Nelsair Viana atuou durante 12 anos em Vigilância e Saúde Ambiental. Segundo Viana, estamos vivendo uma Sindemia Global, em que a forma como nos alimentamos e as mudanças climáticas devem ser combatidas conjuntamente e com urgência por todo o mundo.

“Nosso modelo de produção de alimentos global está causando um rápido desmatamento e perda massiva de biodiversidade, e há uma correlação direta entre a destruição dos habitats florestais com o surgimento das doenças. O desmatamento afeta a migração desses vetores, como os animais silvestres, deixando esses microorganismos mais próximos das pessoas. E isso explica não só o surgimento do Covid-19, mas outras doenças como o zika vírus e a febre chicungunya”, disse Viana.

A live durou uma hora e contou com uma intensa interação dos participantes. Transporte urbano, poluição do ar, sistemas agroflorestais e saneamento básico foram outros assuntos abordados. O próximo convidado do mês de abril é o doutor em Biotecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Bruno Andrade.

Andrade tem experiência na área de Biotecnologia, com ênfase em Análise estrutural e funcional de macromoléculas de microrganismos, animais e plantas com potencial biotecnológico. É também professor e orientador no Programa de Pós-graduação em Biotecnologia UEFS/Fiocruz-Ba, Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e no Programa de Pós-graduação em Química (UESB). A live será na próxima quarta-feira (15), às 18h.