• Orientações Covid 19

18/02/2020 15:50

Carnaval Sustentável e Solidário promove trabalho decente e preserva o meio ambiente

Com o mote “o trabalho decente preserva o meio ambiente”, a Central das Cooperativas de Trabalho de Reciclagem da Bahia – CCRBA apresenta as ações da 17ª edição do Projeto Eco Folia Solidária: O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente no carnaval de Salvador, amanhã 19 de fevereiro, as 9:30h na sede do Ministério Público do Trabalho – MPT (Av. Sete de Setembro, 2563 - Corredor da Vitória, Salvador – BA)

A iniciativa de organizar e melhorar as condições de trabalho e renda dos catadores e catadoras de materiais recicláveis durante o carnaval de Salvador surgiu em 2004 pelo Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia em parceria com a então Delegacia Regional do Trabalho na Bahia – DTR/Ba e o Centro de Arte e Meio Ambiente - CAMA. Após essa mobilização nos últimos anos outras ações surgiram também para pautar melhorias para ações desenvolvidas por esses trabalhadores.

A idéia da coordenação do CCRBA é cadastrar os catadores e catadoras avulsos e a estimativa é atender, 200 deles, garantindo EPIs (bota, luva e protetor auricular), fardamento (camisa e calça) e refeições (café da manhã, almoço e café da noite) durante os dias de trabalho e estabelecer melhor remuneração pelo material coletado e entregue nas centrais de apoio ao catador. Além desses avulsos, mais 92 trabalhadores cooperados irão garantir que os resíduos potencialmente recicláveis tenham destinação correta.

Os alicerces do projeto são a geração de trabalho e renda para os catadores de materiais recicláveis; a minimização da situação de exploração e risco a que estão submetidos os catadores, eliminando a ação dos atravessadores; fomento à Economia Solidária, pois o fardamento e as refeições são produzidos e fornecidos pelos empreendimentos econômicos solidários de costura e alimentação, além da redução do impacto ambiental com a coleta dos resíduos descartados indevidamente durante o carnaval de Salvador. Alem disso, o projeto também buscar fomentar 5 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, são eles o 6, 8,11,12 e o 14.

Quatro centrais irão receber os resíduos coletados nos circuitos e estão localizadas no Politeama, Barra, Ladeira São Bento e Nordeste de Amaralina. Para Michele Almeida, presidenta da Central das Cooperativas de Trabalho de Reciclagem da Bahia, esse é um momento importante para a atividade, dado o volume de material obtido, por isso toda atenção se volta para às garantias desses agentes ambientais: “Muita gente vem do interior com suas famílias e é preciso garantir que não sejam valorizados e respeitados pelo trabalho que desenvolvemos.

Esta edição do Projeto Eco Folia Solidária - O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente 2019, conta com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte -  SETRE e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEMA e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR. E apoio da ONG Centro de Arte e Meio Ambiente - CAMA, das empresas 2tree Consultoria, AMBEV, da Prefeitura Municipal de Salvador, do Fórum Baiano de Economia Solidária, Fórum Estadual Lixo e Cidadania, do Movimento da População em Situação de Rua, do Ministério Público do Estado, Defensoria Pública do Estado, Ministério Público do Trabalho e da Defensoria Pública do Estado.