• Cefir nos municípios
  • .
  • .
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Notícias

24/11/2019 17:50

Órgãos ambientais integram a programação da Fenagro 2019

A 32ª edição da FENAGRO (Feira Internacional da Agropecuária) teve inicio no sábado (23) e vai até o dia 1 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador. Durante os nove dias o evento movimentará aproximadamente R$ 100 milhões e receberá mais de 3 mil animais vindos de todo o país. O tema desta edição é “Escassez de Recursos Hídricos” e os órgãos ambientais do Estado abordarão a temática com informações sobre o Programa Água Doce (PAD), Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), Mapeamento de Experiências Socioambientais, e combate a incêndios florestais, com o Bahia Sem Fogo. As informações estarão disponíveis para o público no estande da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), intitulado Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, participou da abertura oficial da Fenagro na tarde deste domingo (24) ao lado do vice-governador, João Leão, e dos secretários de Agricultura, Lucas Costa, e de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, anfitriões do evento. “Demos as boas vindas hoje a todos os parceiros, produtores e expositores, que fazem desta Feira o maior evento da agricultura baiana. Para dar inicio à nossa participação, inauguramos o estande Meio Ambiente e Sustentabilidade, com a entrega simbólica do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para o município de São Gonçalo. Ao todo, 1800 pequenos produtores rurais foram beneficiados com o cadastro no município”, afirmou o secretário.

Em todo estado já foram realizados mais de 600 mil cadastros ambientais rurais para propriedades com até quatro módulos fiscais. Uma política que traz segurança ao pequeno produtor, com garantia de acesso ao crédito agrícola, e permite ao estado acesso a informações do campo imprescindíveis para uma gestão ambiental mais eficiente, com preservação e melhor uso dos recursos naturais. As informações sobre o CAR/Cefir, bem como as orientações necessárias para realização do cadastro, estarão disponíveis no estande da Sema e do Inema.

O secretário lembrou ainda que a Bahia foi o estado que melhor executou o programa de implantação de sistemas de dessalinização de água salobra no semiárido, garantindo água de qualidade e em quantidade para o consumo humano. “Diante da excelente execução do programa aqui na Bahia, estamos pleiteando junto ao Ministério de Desenvolvimento Rural um novo convênio para o Água Doce, com a implantação de 400 dessalinizadores no semiárido baiano onde famílias convivem com a escassez da água. E, desta vez, todos sistemas contarão com energia solar”, afirmou João Carlos.

Também no estande Meio Ambiente e Sustentabilidade o público da Feira poderá ter acesso a materiais socioeducativos, a exemplares do acervo da Biblioteca Milton Santos, e distribuição de mudas de espécies nativas e exóticas. Na sexta-feira (29), pela manhã, alunos da rede estadual de ensino participarão de uma oficina de compostagem oferecida pela Sema. No turno vespertino, a oficina será aberta ao público, com vagas limitadas. As inscrições poderão ser realizadas no próprio estande.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.