• Bahia estado voluntário
  • .
  • .

Notícias

14/11/2019 09:20

Mais de 60 mil mudas são produzidas por ano no Núcleo Jequitibá do Arboretum

Mais de 60 mil mudas produzidas por ano, 24 famílias beneficiadas, fundamentos socioambientais e restauração florestal. Esses são alguns dos resultados do Núcleo Jequitibá, do Programa Arboretum, que fica no Assentamento Pedra Bonita, no município de Itamaraju, Extremo Sul da Bahia.

Para conhecer essa experiência de perto, a superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Clarissa Amaral esteve no local nesta quarta-feira (13), acompanhada do promotor regional da Costa das Baleias, Fábio Fernandes, que lidera o programa. Também participaram da visita o técnico do Inema, Guilherme Nunes e a engenheira agrônoma Renata Lopes.

“São os núcleos que dão viabilidade para o programa acontecer, sem esses espaços o Arboretum não existe. São 10 anos com esse projeto de restauração florestal, que nos coloca como referência nacional. As mudas produzidas nos núcleos são de alta qualidade e é através desse trabalho que muitos complementam a renda familiar”, explica o promotor.

“Estamos aqui para conhecer, dialogar e entender as demandas. Esse é um processo construído a várias mãos e a Sema tem total interesse em fortalecer esses núcleos, que tem ajudado outros locais a reflorestar, preservando o meio ambiente”, destaca a superintendente da Sema.

“Temos a força de vontade para trabalhar, agarramos essa oportunidade e estamos aqui perseverando, precisamos de apoio para continuar”, disse a viveirista e coletora de sementes, Marli Bispo, que realiza esse trabalho junto com o marido e filho. Entre as solicitações dos assentados, estão um carro para transportar a produção de mudas, sistema de irrigação e ampliação dos viveiros.

Hoje (14), a superintendente da Sema fez uma visita a Base de Conservação e Restauração Ambiental do Programa Arboretum, que fica no município de Teixeira de Freiras, composta por viveiros de plantas nativas e espécies ameaçadas em extinção da Mata Atlântica, herbário com mais de mil espécies catalogadas, além do laboratório e banco de sementes.

Arboretum

O Programa foi desenvolvido pelo Ministério Público com o apoio do Serviço Florestal Brasileiro e viabilizado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com empresas de celulose que atuam na região de Teixeira de Freitas. Seu objetivo é integrar ações de restauração florestal, fomentando atividades em toda a cadeia produtiva, desde a coleta de sementes até o monitoramento de áreas restauradas..
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.