• Bahia estado voluntário
  • .
  • .

Notícias

06/11/2019 14:50

Defensoria Pública e CERB fecham parceria com o Inema para auxilio na limpeza das praias

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) fechou o apoio de duas importantes instituições na luta contra o avanço das manchas de óleo que acometem o litoral da Bahia. São eles, a Defensoria Pública da Bahia e a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB). Visando a necessidade de facilitar a coleta do óleo nos municípios atingidos para o acondicionamento em empresas especializadas em armazenamento de resíduos, a CERB disponibilizou ao Inema dois caminhões muncks para o processo de coleta.

Por sua vez, a Defensoria Pública da Bahia, sensível ao trabalho colaborativo de quem tem ajudado na limpeza das praias, disponibilizou uma van para transporte dos voluntários. “A van já estará disponível para esta quarta-feira (05) por no mínimo 15 dias, mas o objetivo é deixar o veículo direto para o tempo que for necessário. A ideia é colaborar, Encaminharemos também uma pessoal para dirigir e assumiremos as despesas com o combustível”, disse a diretora-geral Gilda Gordilho.

De acordo com o presidente da CERB, Antonio Matos, “a empresa, em parceria com Inema e outros órgãos, vai continuar colaborando no suporte aos municípios baianos que tiveram suas praias afetadas pelas manchas de óleo, através de equipamentos e pessoal no processo de coleta e transporte de resíduos”.

O Inema já começou a fazer a coleta dos resíduos dos municípios do litoral norte que aderiram ao decreto de emergência e já segue o alinhamento para fazer a coleta das cidades das regiões sul e baixo sul do estado.

Entrega de EPI’s – Na última terça-feira (29), o Inema e a Defesa Civil encaminharam para municípios do sul do estado mais uma remesa de equipamentos de proteção individual (EPIs). Pás, carros de mão, peneiras, baldes e sacos plásticos também estão entre os itens que foram distribuídos para prefeituras atingidas pelas manchas de óleo. O material, oriundo de doações de empresas parceiras na luta pela preservação das praias baianas, é utilizado por voluntários e técnicos envolvidos na limpeza das praias.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.