• Cefir nos municípios
  • .
  • .
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Notícias

01/11/2019 13:50

Bahia participa de conferência internacional sobre incêndios florestais

O Governo da Bahia levou as experiências do Programa Bahia Sem Fogo (BSF) na Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais (Wildfire), que está sendo realizado até segunda-feira, 4, na cidade de Campo Grande, estado do Mato Grosso do Sul. O evento tem como objetivo a troca de conhecimentos entre profissionais de todas as nacionalidades ligadas ao manejo do fogo e ao controle de incêndios florestais. Participam do encontro, gestores, autoridades, técnicos, pesquisadores e brigadistas.

A Bahia foi representada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), por meio dos capitães Marcio Jansen e Murilo Rocha, e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). “Participar de um evento de nível mundial e poder representar as ações do Bahia Sem Fogo tem sua importância, pois fortalece ainda mais a troca de conhecimento sobre incêndios florestais, além de trocas de experiências entre os estados e outros países”, explicou a coordenadora de fiscalização do Inema, Fabíola Cotrim.

A Wildfire promove cooperação internacional e ajuda humanitária, consolidando a estratégia global para gerenciamento de incêndios e manejo do fogo. Entre suas atividades estão o debate e a divulgação de trabalhos sobre os impactos do fogo em comunidades e ecossistemas em diversas regiões do mundo. O evento também abre espaço para que empresas, instituições de pesquisa e especialistas exponham novas tecnologias para manejo do fogo e controle de incêndios florestais.

Bahia Sem Fogo

O programa Bahia Sem Fogo atua na prevenção às queimadas no estado da Bahia, promovendo cursos para formação de peritos, treinamento de brigadistas, reuniões e oficinas com as comunidades rurais, campanhas de prevenção, sensibilização e educação ambiental e a organização de subcomitês. O programa é coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia, que é formado por representantes de secretarias estaduais, instituições municipais e federais.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.