• Bahia estado voluntário

26/10/2019 15:00

Manchas de óleo: Governo se reúne com municípios do Litoral Sul

Nesta sexta-feira (25), dia em que as manchas de óleo chegaram a Ilhéus, o Governo da Bahia realizou uma reunião no município para alinhamento das ações a serem adotadas para limpeza das praias. A reunião, coordenada pelo secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, contou com a participação do Coronel Francisco Telles, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia; de Paulo Sérgio Luz, superintendente da Defesa Civil do Estado; Cibele Pinto, coordenadora regional do Inema; Eduardo Teixeira, da Bahia Pesca; e representantes das cidades de Ilhéus, Maraú, Uruçuca, Una, Ituberá, Canavieiras, Itacaré e Cairu.

Durante o encontro, foram apresentadas as ações do Governo do Estado para mitigação dos impactos ambientais, sociais e econômicos causados pelo óleo. Foram entregues as prefeituras um manual básico para manuseio seguro e estocagem temporária dos resíduos retirados das praias.

Ficou acertado ainda que a Defesa Civil irá enviar neste final de semana Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Militares do Corpo de Bombeiros já estão atuando junto aos municípios da região na limpeza das praias e na capacitação de voluntários.

“Essa reunião é uma forma de prestar contas à sociedade e preparar os municípios para enfrentarem essa situação. O Governo do Estado está unindo todos os esforços para a proteção do litoral baiano. Estamos cobrando um posicionamento da União para contenção das manchas de óleo em alto mar, para proteger nossos estuários e manguezais. Na segunda-feira, teremos uma reunião em Recife para debatermos o impacto desse crime ambiental no Nordeste e tomarmos medidas em conjunto”, pontua o secretário João Carlos.

Participaram ainda da reunião o assessor especial do governador, Bebeto Galvão; o comandante da Marinha, Giovani Andrade; o pró-reitor da Uesc, Alessandro Fernandes; os deputados federais Afonso Florence e Alice Portugal; o deputado estadual Rosemberg Pinto; o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, e a prefeita de Maraú, Gracinha Viana.