• Cefir nos municípios
  • .
  • .
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Notícias

22/10/2019 12:10

Incêndio florestal em Livramento é controlado

Incêndios florestais de grandes proporções atingiram os municípios de Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora, e Lençóis, desde o sábado (19). Ao todo, 28 bombeiros militares especialistas no combate a incêndios florestais, por meio do Programa Bahia Sem Fogo (BSF), atuam no combate aos focos de incêndio nos três municípios. Na tarde desta terça-feira (21), foi detectado pela Guarnição de Combate a Incêndios Florestais (GCIFs) que o fogo que atingiu uma das serras próximas à barragem da cidade de Livramento foi controlado, com combate direto e isolamento dos pontos quentes.

Duas aeronaves Air Tractor, do Programa Bahia Sem Fogo, foram empregadas no combate em Rio de Contas, dando prioridade para a área atingida próxima à comunidade de Arapiranga. No fim da tarde, foi realizado sobrevoo com o helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) para o reconhecimento do incêndio estabelecido no município, onde foi constatado que, a princípio, considerado como dois focos de média proporção, na verdade tratava-se de um incêndio florestal de grandes proporções, que toma duas serras e um vale. A GCIF continua o combate na Serra das Almas, que divide os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora, conseguindo controlar o incêndio. Os florestais seguem no monitoramento para combate em caso de reignição do fogo.

Já na APA Marimbus-Iraquarara, no limite entre os municípios de Lençóis, Palmeiras e Iraquara, o incêndio florestal atinge a Serra da Cravada com incidência de vários focos distantes entre si. A equipe do Grupamento de Bombeiros Militar do município foi dividida em duas frentes de combate para atuar dos dois lados do incêndio, em local de difícil acesso, com terreno inclinado e vegetação fechada. Às 10h de ontem (21), metade da área de fogo foi debelada, entretanto, o restante do fogo ganhou força com a mudança da direção dos ventos, o que tornou o terreno perigoso. Os florestais seguem no combate nesta quarta (22).

No final do dia de ontem (21), foi realizada uma reunião de avaliação e planejamento com membros da Secretaria de Meio Ambiente de Rio de Contas, representantes da Brigada Gaviões da Chapada, pilotos da Aeroterra (Air tractors) e GRAER, definindo-se a estratégia de combate para esta terça-feira (22). A prioridade será o combate às chamas que queimam em direção ao povoado de Arapiranga. O helicóptero realizará a distribuição dos Bombeiros e Brigadistas e também facilitará a logística do combate, e os Air Tractors farão o ataque direto de água sobre o fogo.

São empregados no combate aos incêndios florestais na Chapada Diamantina, sete veículos terrestres, três aeronaves e 28 florestais.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.