• Cefir nos municípios
  • .
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Notícias

04/10/2019 16:40

Governo recebe relatório final do estudo sobre potencial hídrico da região Oeste

O secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira recebeu nesta sexta-feira (4) o relatório técnico final do Estudo do Potencial Hídrico do Aquífero do Urucuia e Superficiais nas Bacias do Rio Grande, Corrente e Carinhanha, que foi apresentado pelo professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e coordenador dos Estudos dos Recursos Hídricos do Oeste da Bahia, Everardo Mantovani.

O estudo é uma importante ferramenta de gestão com foco na preocupação ambiental, social e produtiva para o desenvolvimento sustentável do Oeste, considerando as questões climáticas e ecológicas, e a disponibilidade de água do aquífero. E é formado por um conjunto de projetos colaborativos desenvolvidos por pesquisadores e técnicos das Universidades Federais de Viçosa e do Rio de Janeiro, com apoio da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Universidade Federal de Goiás e da Universidade Estadual da Bahia.

“Propomos a ampliação do alcance dos resultados desse importante estudo com a sua apresentação para os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHRSF), do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh) e Ministério Público”, conta o secretário.

O estudo é financiado pela Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em acordo de cooperação técnica com diversas secretarias e órgãos do Governo do Estado. Também participaram da reunião o diretor de Águas do Inema, Eduardo Topázio; Clauco Eger, da Universidade do Rio de Janeiro; Eduardo Marques e Marcos Heil, da Universidade de Viçosa; e Alessandra Alves da Aiba.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.