• .
  • .

Notícias

24/08/2019 11:00

Governo da Bahia entrega 1653 cadastros rurais em São Miguel das Matas

Centenas de produtores rurais compareceram na manhã deste sábado (24) à sede da Congregação Mariana, em São Miguel das Matas, para receberem os certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir).

A entrega de 1653 cadastros rurais foi realizada pelo secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira e o prefeito da cidade, Zé Renato. Mais 1600 cadastros serão entregues na região no próximo mês, dessa vez no município de Mutuípe.

A agricultora Marinalva Gonçalves, que possui uma propriedade familiar na comunidade de Moenda Seca onde planta cacau, banana e mandioca sabe da importância do cadastro rural. “Agora posso organizar minha vida, só a garantia de saber que eu ia ter o documento já me deixou muito feliz”, contou orgulhosa. Ela também entende que é preciso preservar o meio ambiente para a sobrevivência de todos. “Temos o maior cuidado com as nascentes e o rios, além disso não trabalho com veneno na minha terra”, ressaltou.

“Morei 17 anos na roça e minha formação é em Agronomia. Conheço de perto as dificuldades do homem do campo e sei que ter seu pedaço de terra regularizado é um grande passo”, destacou o secretário, que falou ainda sobre os incêndios que atingem as florestas da Amazônia. “Nesse momento que o Brasil vive, o nome desse município tem uma simbologia muito grande. Vamos preservar as nossas matas e o meio ambiente”, destacou o secretário.

“Esse documento além de regularizar a terra, legaliza a propriedade. Agora vocês podem bater no peito e se orgulharem. O cadastro rural permite o acesso a créditos agrícolas e vai facilitar a vida de vocês”, explicou o prefeito Zé Renato.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma ferramenta pilar da política de regularização ambiental no Brasil, e foi instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Na Bahia, o CAR corresponde ao Cefir, que inclui mais informações para auxiliar a fiscalização e regularização ambiental em território baiano.

Iniciado em 2014, o contrato celebrado entre a Sema, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) conta com recursos de R$ 31,6 milhões, oriundos do Fundo da Amazônia e 15% do Estado da Bahia.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.