• Bahia estado voluntário

10/08/2019 11:10

Mais de 3,5 mil certificados rurais são entregues no Território Médio Rio de Contas

Os agricultores familiares dos municípios de Ipiaú, Dário Meira, Itamari, Itagi, Itagibá, Nova Ibiá, Apuarema, Jitaúna e Manoel Vitorino receberam neste sábado (10) um total de 3.569 certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir). A entrega foi realizada pelo secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira, no Sindicato Rural de Ipiaú.

O documento é o primeiro passo para a regularização ambiental das propriedades. Com a regularização das suas terras, os pequenos proprietários rurais estarão aptos a solicitar concessão de crédito agrícola a instituições financeiras. Além disso, o cadastro beneficia a gestão ambiental no estado, dando ao governo um controle maior sobre as reservas legais e áreas de preservação das propriedades rurais.

“O Cefir vai possibilitar o acesso ao povo do campo a créditos e projetos sociais, além de cumprirem a legislação ambiental e valorizar as propriedades rurais”, pontuou a prefeita de ipiaú, Maria das Graças Mendonça. Os prefeitos de Manoel Vitorino, Silvany Barros, e do município de Jitaúna, Patrick Lopes,  também estiveram presentes.

“Tenho viajado toda a Bahia para fazer a entrega dos certificados. O Estado é referência nessa questão, o que mostra a sensibilidade do Governo com o meio ambiente e com os pequenos produtores. Com o aporte financeiro do Governo, os cadastros rurais deixaram de ser um entrave para o acesso a políticas públicas”, ressaltou o secretário.

Com o cadastro ambiental, a Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) passam a integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

.