• Cefir nos municípios
  • .
  • .
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Notícias

05/08/2019 17:20

Sema participa da aula inaugural do Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal

Na manhã desta segunda-feira (5) aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), a aula inaugural do IV Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (IV CPCIF). Realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), o curso tem carga horária de 427h/a e a participação de 36 bombeiros militares. Dentre os discentes, cinco são do CBM do Acre e um do CBM da Paraíba.

Com aulas teóricas e práticas, o CPCIF acontece na capital baiana e nas regiões da Chapada Diamantina e Oeste, locais que são registrados incêndios florestais de maior magnitude na Bahia. Durante as aulas, os alunos se capacitam sobre as formas adequadas de combate, atrelando os conhecimentos a uma ação proativa nos trabalhos realizados com mais técnica, além de trabalharem com formas de prevenção, maior foco do CBMBA.

Durante a aula inaugural, o coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso, Paulo André da Silva Barroso, realizou uma palestra sobre Estratégias para Redução de Incêndios Florestais no Brasil.

"Nossa meta é aperfeiçoar cada vez mais o nosso efetivo para que consigamos realizar o máximo e o fogo não terá vez. Capacitar é valorizar. Que essa turma tenha sucesso e consiga alcançar o objetivo, pois com isso quem ganha é a sociedade baiana", explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Francisco Telles.

“A prevenção de incêndios é eixo estratégico da Secretaria do Meio Ambiente. E essa temática ganha ainda mais força quando atrelamos a educação ambiental. Essa parceria entre os dois órgãos é muito importante para a gestão ambiental no estado. A demanda do Corpo de Bombeiros é prioridade para nós”, ressaltou o titular da pasta, João Carlos Oliveira.

Também participaram do evento representantes do Grupo de Trabalho do Programa Bahia Sem Fogo, gerido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Dentre eles, o superintendente da Defesa Civil da Bahia, Paulo Sérgio Luz, a representante do Inema, Fabíola Cotrim e o diretor do departamento de ensino e pesquisa do CBMBA, o tenente-coronel BM Adson Marchesini.

Bahia Sem Fogo - programa criado em 2010 para tornar mais efetivas as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas de Unidades de Conservação (UCs) no estado, oferecendo infraestrutura e logística adequadas. O programa é coordenado pela Sema, que integra o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia. O Comitê é formado por representantes de instituições estaduais: Inema, Corpo de Bombeiros, Casa Militar do Governador (CMG) e as Secretarias de Segurança Pública (SSP), de Saúde (Sesab), de Educação (SEC), de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), e de Turismo (Setur).

Fonte: Ascom/ CBMBA
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.