• .
  • .

Notícias

01/08/2019 11:50

Secretário do Meio Ambiente visita base florestal do Programa Arboretum

O secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira visitou nesta quarta-feira (31), a Base de Conservação e Restauração Ambiental do Programa Arboretum, que fica no município de Teixeira de Freiras. O programa é liderado pelo promotor de Justiça especialista em Meio Ambiente do Ministério Público da região Extremo Sul, Dr Fábio Fernandes.

Acompanhado do diretor José Carlos e da coordenadora Zanna Matos da área de Educação Ambiental da Sema e da coordenadora regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Patrícia Reis, o secretário conheceu toda a estrutura do local, composta por viveiros de plantas nativas e espécies ameaçadas em extinção da Mata Atlântica, herbário com mais de mil espécies catalogadas, além do laboratório e banco de sementes.

O Programa foi desenvolvido pelo Ministério Público com o apoio do Serviço Florestal Brasileiro e viabilizado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com empresas de celulose que atuam na região de Teixeira de Freitas. Seu objetivo é integrar ações de restauração florestal, fomentando atividades em toda a cadeia produtiva, desde a coleta de sementes até o monitoramento de áreas restauradas.

“O Arboretum é um exemplo de preocupação com o meio ambiente, com fundamentos socioambientais e respeito à biodiversidade. Uma referência a ser seguida pela iniciativa privada e pelo Ministério Público em outras cidades”, destacou João Carlos. A Sema e o Inema integram o Conselho Gestor do Programa, junto com a Empraba, Serviço Florestal Brasileiro, UNEB e Jardim Botânico.

Saiba mais sobre o Programa Arboretum: https://programaarboretum.eco.br/
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.