31/07/2019 17:40

Propostas para a gestão dos resíduos sólidos são debatidas no Extremo Sul da Bahia

Nesta quarta-feira (31), o Consórcio Construir, que completa 10 anos de fundação, apresentou o projeto do Arranjo dos Resíduos Sólidos dos 13 municípios do Território do Extremo Sul da Bahia. O evento aconteceu no município de Teixeira de Freitas e contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira; dos prefeitos; representantes do Ministério Público e de diversos setores da sociedade.

Além dos projetos para o Território, também foi apresentado o Plano Pedagógico e de Mídia da Educação Ambiental, com foco na gestão de resíduos sólidos e feita uma reflexão sobre os nove anos da Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

“A grande experiência de consórcio começou na Secretaria do Meio Ambiente. Temos o Programa de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), experiência que vem desde 2017 consolidando a Bahia, com ampliação para outras áreas, como saúde e infraestrutura. Os consórcios são grandes parceiros e é uma recomendação do governador que possamos somar com segmentos que tem compromisso com Estado”, destacou João Carlos.

“Essa reunião marca o fortalecimento do compartilhamento para soluções em relação à preservação ambiental e gestão de resíduos sólidos no Extremo Sul da Bahia. E a educação ambiental tem um papel fundamental nesse debate, pois é um espaço de disseminação de informações para fazer com que a sociedade mude o comportamento em relação ao consumo e a produção de lixo”, completa o diretor de Educação Ambiental da Sema, José Carlos.

“O nosso grande desafio é por um fim em 27 lixões do nosso Território. A presença da Sema reforça o compromisso e o apoio do Governo do Estado com as nossas propostas”, disse Fernando Becevelli, secretário executivo do Consórcio.