26/07/2019 16:20

Governo debate destinação de resíduos sólidos com prefeitos da região Sul da Bahia

O secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira acompanhou o governador Rui Costa em uma extensa agenda no sul da Bahia, iniciada com a inauguração, em Ilhéus, de uma unidade do supermercado Assaí Atacadista, nesta sexta-feira (26). Em seguida, aconteceu no Centro de Convenções do município, uma reunião com prefeitos da região para tratar da criação de consórcios municipais de infraestrutura e para destinação de resíduos sólidos.

Assim como foi realizado nos consórcios de Saúde, o governador propôs dar uma solução aos resíduos sólidos por meio de parceria entre Estado e municípios. "O primeiro passo, eu entendo, é que cada município tem que tomar consciência de que sozinho não tem fôlego para resolver essa questão. Sabemos que a responsabilidade da destinação dos resíduos sólidos pertence legalmente ao município, entretanto, o Estado quer ser colaborador, e acredito que a solução passa pelo consórcio", afirmou Rui. Ainda segundo o governador, o Governo do Estado já iniciou tratativas com agentes internacionais, como as embaixadas da França e Alemanha. Esta última possui um fundo de investimento para a área ambiental e um dos pontos conversados foi a coleta de resíduos sólidos.

Inauguração - As perspectivas de crescimento econômico do município de Ilhéus, o desenvolvimento da região Sul do estado e seu potencial econômico foram fatores preponderantes para a instalação de uma unidade do Assaí Atacadista no município. "É muito importante para o povo ilheense perceber a retomada da pujança econômica da sua cidade, com o fortalecimento da cacauicultura, o reconhecimento da qualidade do chocolate do Sul da Bahia, e, consequentemente, com a retomada do dinamismo do comércio local. Para mim, como filho dessa região, é significativo e gratificante prestigiar esses marcos. Essa inauguração do Assaí Atacadista é mais um símbolo do conjunto de esforços e trabalho sério que nosso governo vem realizando em toda Bahia", afirmou o secretário João Carlos Oliveira.

Teatro Municipal de Itabuna - De tarde, em Itabuna, o secretário acompanha o governador em visita guiada ao Teatro Municipal Candinha Dória, que será inaugurado às 19h, com apresentações da Orquestra Sinfônica da Bahia e do Balé do Teatro Castro Alves.