11/06/2019 11:50

Secretário dialoga com empresa de cultivo de eucalipto sobre impactos socioambientais na Costa dos Coqueiros

Após o encontro com os moradores da localidade de Falcão, na Zona da praia do município de Esplanada, que relataram os impactos socioambientais gerados por conta do cultivo do eucalipto, o secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira se reuniu nesta sexta-feira (10) com os representantes da Bracell, empresa de produção de celulose responsável pelo plantio do eucalipto na região. O diálogo com a comunidade foi o principal ponto discutido durante a reunião.

Participaram também o secretário estadual da Agricultura, Lucas Teixeira; a diretora geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles; a chefe de gabinete da Sema, Cássia Magalhães; e o diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), Wilson Andrade.

A coordenadora de Relações Institucionais da Bracell, Mouana Fonseca apresentou alguns projetos e programas da empresa voltados para o desenvolvimento sustentável, pontuando soluções para as demandas da comunidade. “A localidade do Falcão é uma área nova já iniciamos algumas conversas. Temos algumas demandas encaminhadas e vamos prezar pelo relacionamento, comunicação e atendimento. O diálogo envolve confiança e vamos estar mais presentes para que possamos impactar positivamente a região”, disse.

João Carlos destacou que o conceito de sustentabilidade exposto pela empresa perpassa pela relação com as pessoas que vivem naquele ambiente e cobrou a interlocução e o bom relacionamento com os pequenos agricultores e com as lideranças políticas. “As condicionantes de aspectos sociais existem e precisam ser cumpridas”, frisou ainda.

Impactos socioambientais – Na visita ao local, no dia 17 de maio, a população descreveu alguns problemas como a perda significativa da biodiversidade, a degradação de recursos hídricos, a intoxicação de pessoas e embates entre a empresa de reflorestamento e a comunidade. O secretário do Meio Ambiente estava acompanhado da deputada federal Lídice da Mata e do deputado estadual Alex Lima.

Após a visita in loco, João Carlos recebeu no dia 23 de maio na Sema a presidente da Câmara de Vereadores de Esplanada, Rosemary dos Santos, acompanhada de outros vereadores e lideranças políticas que enfatizaram os danos na região e solicitaram o apoio e intermédio do Governo do Estado para resolver o impasse.