30/05/2019 18:40

Sema discute ações de Educação Ambiental para Wenceslau Guimarães

Ações visam sensibilizar a comunidade local para a preservação da Estação Ecológica do Município

Atividades de Educação Ambiental para as comunidades do entorno da Estação Ecológica (ESEC) do município de Wenceslau Guimarães foi o principal ponto de pauta da reunião do secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, e o prefeito do município, Carlos Alberto Lioterio, na tarde desta quinta-feira (30). A ESEC de Wenceslau Guimarães está inserida na Bacia Hidrográfica do Rio Recôncavo Sul (sub-bacia Rio das Almas ou Jequié), e possui uma área total de 2.418 ha.

Para o prefeito municipal, as atividades de Educação Ambiental para a comunidade do entorno são fundamentais para criar um sentimento de pertencimento na população local. “Essas ações são importantes para reduzir os conflitos na área, principalmente os problemas que enfrentamos com a caça predatória, ocupação irregular e desmatamentos”, afirmou Carlos Alberto.

Ficou definida uma visita do secretário João Carlos à ESEC, e a elaboração conjunta de um plano de trabalho para a execução das atividades de Educação Ambiental. “A preservação da ESEC de Wenceslau Guimarães passa necessariamente pelas ações de Educação Ambiental com a comunidade. Ela abriga uma enorme diversidade biológica da área da Reserva Florestal do município, e um elevado número de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. A comunidade é parceira imprescindível para a fiscalização e convivência harmônica com a reserva local”, afirmou o secretário.

A realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) também foi pauta das discussões. De uma meta de 1278 cadastros contratados, já foram entregues no município 188 cadastros para agricultores com imóveis rurais com até quatro módulos fiscais, e estão prontos mais 299 para entrega. A proposta é intensificar os trabalhos de busca ativa para cadastramentos das propriedades agrícolas. A administração municipal solicitou ainda o apoio da secretaria do Meio Ambiente para atualização da sua legislação e código ambiental. Assumiram o compromisso para reorganizar o fundo e o conselho municipal de meio ambiente, capacitando o município para uma gestão ambiental compartilhada.

Participaram ainda da reunião a chefe de Gabinete da Sema, Cássia Magalhães; o chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura, Wesley Faustino; a diretora das Unidades de Conservação do Inema, Jeane Florense; a assessora técnica da Diretoria Geral do Inema, Maria Daniela; a coordenadora do programa de Gestão Ambiental Compartilhada da Sema, Kitty Tavares; o secretário de Meio Ambiente de Wenceslau Guimarães, Gabriel Andrade; e o assessor do Governo de Wenceslau Guimarães, Juarez Leal.