24/05/2019 17:20

Oficinas de educação ambiental são realizadas no interior do estado

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) realizou mais um ciclo de oficinas de educação ambiental no interior do estado, com o objetivo de mobilizar os cidadãos sobre a importância das questões socioambientais. A última oficina aconteceu na quinta-feira (23), em Itabuna, onde foi discutido o planejamento das ações do Programa Intermunicipal de Educação Ambiental para a Gestão de Resíduos Sólidos Domiciliares do município.

Já na cidade de Nazaré, o encontro foi realizado na terça-feira (21), a fim de inserir práticas e metodologias participativas e educativas nos processos de planejamento e gestão das águas da região. O encontro contou com a presença de representantes das cidades de Aratuípe, Muniz Ferreira, Santo Antonio de Jesus e Jaguaripe.

Para o diretor de Educação Ambiental da Sema, José Carlos, o propósito é que essas atividades sejam trabalhadas por territórios de identidades para otimizar as agendas e ampliar a quantidade de ações de educação ambiental no estado, fortalecendo e incentivando a participação e o controle social. "Portanto, a atividade realizada pela Sema, em parceria com os Consórcios municipais, geram uma agenda de trabalho com a finalidade aprofundar as discussões sobre temas socioambientais, a fim de encontrar alternativas para minimizar os impactos existentes, em prol da sustentabilidade", explicou.

"As oficinas têm um papel fundamental para a identificação das iniciativas de educação ambiental já existentes nos municípios participantes e para o início da construção de uma agenda necessária para multiplicação dos atores socioambientais, que serão fundamentais para construção de soluções com a finalidade de superar os inúmeros problemas ambientais existentes na nossa microrregião", destacou o assessor técnico da Secretaria de Planejamento, Agricultura e Meio Ambiente de Nazaré, Lucas Santana.

De acordo com auditora de Assuntos Especiais de Ibicaraí, Telma Elizia de Matos, há mais 40 anos os resíduos sólidos do município são despejados as margens do Rio Salgado. "Diante esse cenário, faz necessário a implantação de um programa de educação ambiental com foco nos resíduos sólidos, visando transformar os hábitos da população", explica. Atualmente, o município está finalizando o Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, com a prioridade de implantação da Coleta Seletiva no município.

A atividade em Itabuna foi uma iniciativa do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável e contou com a participação dos municípios de Almadina, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Floresta Azul, Firmino Alves, Ibaitaba, Ibicaraí, Itapé, Itapitanga, Itajuípe, Itaju, Itacaré, Itapitanga, Marau, Ubaitaba e Uruçuca.

.