12/04/2019 15:50

Governo da Bahia comemora Dia da Chapada Diamantina

Nesta sexta-feira (12), o secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, participou na Assembleia Legislativa da Bahia, da Sessão Especial em Homenagem ao Dia da Chapada Diamantina, proposto pela deputada Ivana Bastos. Representando o governador Rui Costa no evento, o secretário ressaltou as experiências e o exemplo da Chapada no desenvolvimento de atividades turísticas, econômicas e sociais com sustentabilidade ambiental. “A Chapada Diamantina e o povo chapadeiro são referências nas boas práticas do desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental. Precisamos potencializar estas ações e construir coletivamente uma pauta ambiental positiva”, disse.

O Dia da Chapada Diamantina tem como propósito fortalecer a memória local, além de promover a história, a cultura, as artes locais, o ecoturismo e a educação ambiental. Entre as ações da pasta do Meio Ambiente para a região destacam-se o projeto de revitalização para a micro bacia do Rio Utinga, com investimento na ordem de R$ 1,5 milhão; e o programa de prevenção e combate a incêndios florestais, Bahia Sem Fogo, desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia – CBMBA, que só este ano, já investiu mais de R$ 1,7 milhão em suporte logístico para o combate aos incêndios florestais.

Também participaram do evento o senador Otto Alencar, o Coronel Valter Santos de Araújo, o Tenente Coronel BM Jadson Ferreira de Almeida, o presidente do Consórcio Chapada Forte e prefeito de Andaraí, João Lúcio, representantes das secretarias de Estado, parlamentares e prefeitos dos municípios que compõe a região da Chapada Diamantina.

11 de abril - A escolha da data tem a sua origem em 1966, quando o município de Seabra passou a ser o centro administrativo e político da região. A proposta surgiu por meio de um abaixo assinado, durante a Semana de Meio Ambiente em Seabra, e obteve a adesão dos municípios de Lençóis, Palmeiras, Iraquara, Andaraí e Barra da Estiva. O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade e sancionado pelo governador Rui Costa, em 2017. Desde então, o Dia da Chapada Diamantina foi instituído no calendário oficial de eventos da Bahia.

.