• Cefir nos municípios
  • .

Notícias

11/04/2019 14:20

Meio ambiente dialoga com agricultura familiar

O secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira, reuniu-se na quarta-feira (10), em seu gabinete, no Centro Administrativo da Bahia, com representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Bahia). Participaram cerca de 15 lideranças do interior do estado, que apresentaram a pauta estadual de reivindicações da entidade em relação ao tema do meio ambiente e a inclusão produtiva.

No encontro, o titular da Sema informou sobre intervenções que o estado já vem realizando, como a recuperação de nascentes e matas ciliares e o Cadastro do Usuário de Água, entre outras ações, que são "medidas relevantes para uma gestão socioambiental mais equilibrada". Ele também ressaltou a importância da participação Fetraf na reunião e falou do desafio de transformar o meio ambiente numa pauta mais positiva, compatibilizando o desenvolvimento econômico do segmento da agricultura familiar.

"Apresentamos um documento com um pacote de ações que possa dialogar com o que a gente pensa de melhor para a agricultura familiar com o governo do estado. O Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais do Estado da Bahia (CAR/Cefir) foi uma das pautas discutidas e que é importante para a agricultura familiar. “Sabemos dos avanços expressivos do programa no estado, mas ainda tem uma demanda da agricultura familiar que a gente veio tratar com o secretário", explicou o Coordenador Estadual da Fetraf-Bahia, Rosival Leite.

Outras pautas dialogadas em relação ao meio ambiente foram sobre as questões das barragens de risco, a questão da proteção das nascentes e as matas ciliares, educação ambiental para o povo do campo, além de outras ações que possam ser configuradas em diálogo com a agricultura familiar. “No total, nossa proposta é composta por 13 eixos, mais um dos pontos prioritários para a gente é o fomento de projetos socioambientais para agricultura familiar”, finalizou Leite.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.