• Prêmio Boas Práticas

12/03/2019 15:00

Município de Irecê implanta aterro sanitário e busca solução para desativar antigo lixão

Em busca de apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o prefeito do município de Irecê, Elmo Vaz Bastos, apresentou ao secretário João Carlos Silva e à diretora Márcia Telles uma demanda de apoio para a ação de desativação do antigo lixão da cidade. Com o início das operações do aterro sanitário em outubro de 2018, o município deixou de jogar resíduos no antigo lixão.

“A Sema e o Inema tem trabalhado dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos com o apoio técnico aos municípios, individualmente ou por meio dos Consórcios de Desenvolvimento Sustentável, como foi no processo de licenciamento ambiental para a liberação da operação do Aterro Sanitário de Irecê, que atende a mais sete municípios consorciados no território. Mas o aterro é apenas um dos segmentos da política, que envolve ainda a separação do lixo, reciclagem, pontos de coleta, com o objetivo de reduzir a quantidade de rejeitos e aumentar a vida útil dos aterros, e isso passa também pela conscientização e educação ambiental junto à população”, avaliou o secretário João Carlos.

Em Irecê, as famílias que sobreviviam do antigo lixão foram capacitadas para atuarem na triagem do lixo. “Realizamos o cadastramento dos catadores para atuarem em cooperativa, e estabelecemos a ‘Bolsa Catador’. Um sistema que gera renda, dignidade e qualidade ambiental para o município”, afirmou o prefeito.

Como encaminhamento da reunião, os técnicos do Inema atuarão em conjunto com os técnicos da secretaria de Meio Ambiente do município para elaborar uma estratégia de recuperação da área do antigo lixão. Participou também da reunião, o secretário de Agricultura de Irecê, Jason Júnior, e o diretor de Políticas de Biodiversidade e Florestas da Sema, Murilo Figueredo.