• Cefir nos municípios
  • .

Notícias

11/03/2019 12:30

Sema apoia coleta de lixo da Ong Cajaverde em Piatã

Inspirada na ação de conscientização ambiental e coleta de lixo nas praias, realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e ong Rede Viva Mar Vivo, em fevereiro, a Ong CajaVerde – Organização Ambiental e Cultural de Cajazeiras realizou mais uma ação de limpeza de praias em Salvador. Com o apoio da Sema, a Ong levou 65 alunos do projeto CajaEsporte, patrocinado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), à praia de Piatã, nesta segunda-feira (11).

A manhã começou com uma aula de ginástica na praia, seguida da ação de coleta, que durou cerca de 20 minutos e contou com a força das mulheres, que são ampla maioria no grupo (60 mulheres e 5 homens, das mais variadas idades).

Rose Meure Souza, 27 anos, uma das alunas do projeto, ficou surpresa com a quantidade de lixo retirado. “A praia já estava aparentemente limpa, passamos pouco tempo coletando, numa área muito pequena, e conseguimos juntar todo esse lixo”, disse a aluna, mostrando o lixo exposto na lona. A jovem contou que está desempregada, mas faz artesanato com garrafas de vidro coletadas. “Gosto muito de participar de ações assim, já catei sozinha palitos de picolé no Parque da Cidade, e juntei uma grande quantidade. Faço isso porque temos que deixar um país melhor para nossos filhos e netos e um ambiente preservado”, disse. 

A equipe da coleta municipal estava presente na área e sinalizou a importância da conscientização e educação ambiental. “O lixo deixado aqui em Piatã no domingo já encheu um container de 30 metros cúbicos e já estamos enchendo o segundo. Fazemos a limpeza com o equipamento adequado, mas é muito difícil extrair todo o lixo da areia, por isso é importante que o lixo não seja deixado na praia”, reforçou um dos prepostos do poder municipal.

O coordenador institucional da Ong Cajaverde, Kilson Melo, agradeceu o apoio da Sema, que ofereceu os materiais e estrutura para a coleta, como luvas, baldes, lona, toldos com água e cadeiras, além de orientar a atividade. 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.