08/03/2019 10:40

Inscrições abertas para Oficina de Indicadores de Educação Ambiental – Região Nordeste

A Bahia sediará a Oficina de Indicadores de Educação Ambiental – Região Nordeste, que tem como tema “Formação de formadores em monitoramento e avaliação de projetos e políticas públicas de educação ambiental de transição para sociedades sustentáveis”. A atividade é realizada pela ANPPEA - Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental, com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), e será realizada no Instituto Baleia Jubarte, em Praia do Forte, Mata de São João, de 25 a 27 de março de 2019. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o próximo dia 15, com o preenchimento de formulário online disponível no endereço www.funbea.org.br. A abertura do evento acontece dia 25, às 18h.

A oficina é parte do projeto de implantação da Plataforma Brasileira de Monitoramento e Avaliação de Projetos e Políticas Públicas de Educação Ambiental que está sendo realizado pela ANPPEA, em parceria com Oca/ESALQ/USP, CCST/INPE e MMA e com apoio financeiro do FunBEA - Fundo Brasileiro de Educação Ambiental.

A Plataforma tem como objetivo cadastrar, monitorar e analisar espacialmente, com base em indicadores, projetos e políticas públicas de educação ambiental no país, por meio de um banco de dados subsidiado por um conjunto de indicadores quali-quantitativos, elaborado por meio de um processo educador participativo. São 27 indicadores, sendo que cada um trata de um aspecto do processo de execução das ações de educação ambiental. “Eles abordam desde o diagnóstico até o monitoramento e avaliação da política pública, passando por temas como mobilização social, diversidade de técnicas, infraestrutura e recursos humanos envolvidos no processo”, explica a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Zanna Matos.

Público-alvo - A oficina será ministrada pela equipe técnica da ANPPEA e é voltada a um público específico de executores de políticas públicas de educação ambiental da região Nordeste, que inclui educadores ambientais, gestores públicos, técnicos/analistas que estejam representando CIEAs, Coletivos Educadores, Coletivos Jovens, ComVidas, Salas Verdes, Redes, unidades de conservação, comitês de bacias hidrográficas, escolas, instituições de ensino superior, ongs, movimentos sociais, setor privado, entre outros. Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, haverá um processo seletivo de acordo com o perfil de atuação do participante.

A oficina é gratuita, mas cada inscrito ou instituição representada deverá assumir suas respectivas despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação.

A carga horária é de 36 horas/atividades, sendo 20 horas presenciais e 16 horas com atividades à distância que deverão ser cumpridas até o dia 30 de abril de 2019. Todos os participantes receberão certificado, desde que tenham 100% de freqüência e cumprimento das atividades à distância. Com base nas informações compartilhadas nas cinco oficinas, a equipe da Secretaria Executiva da ANPEEA, começará a mapear as Políticas Públicas de Educação Ambiental (PPEA) executadas por estados, municípios e outros atores no país. Os resultados desse mapeamento serão divulgados no Seminário Nacional de lançamento da Plataforma Brasileira de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de EA a ser realizado em Brasília (DF) no segundo semestre de 2019.

Segundo Semíramis Biasoli, Secretária Geral do FunBEA, “é importante destacar que os articuladores e parceiros locais dão materialidade à ANPPEA, que busca fortalecer as políticas públicas de educação ambiental no Brasil.” Para a oficina do Nordeste, a ANPPEA conta com a articulação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia e os seguintes parceiros locais: Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Prefeitura de Mata de São João, Instituto Baleia Jubarte, Projeto Tamar, Associação Turisfort e TivoliEcoresort e Talkeducation.

Serviço:

Oficina Nordeste de formação de formadores sobre monitoramento e avaliação de políticas públicas de educação ambiental

Quando: 25 a 27 de março de 2019
Onde: Instituto Baleia Jubarte, Praia do Forte, Mata São João (BA)
Inscrições gratuitas:www.funbea.org.br
Informações e dúvidas: annpeabrasil@gmail.com