21/02/2019 11:50

Sema renova compromisso com o Pacto Nacional pela Gestão das Águas

O estado da Bahia renovou compromisso com o Pacto Nacional pela Gestão das Águas, em reunião promovida pela Agencia Nacional de Águas (ANA), na manhã desta quinta-feira (21), em Brasília. O documento foi assinado pelo secretário do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Silva, juntamente com a diretora Geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, e o diretor de Águas do Inema, Eduardo Topázio, durante a 4° Reunião de Fortalecimento da Gestão dos Recursos Hídricos.

O instrumento político tem como objetivo fortalecer os sistemas estaduais e promover sua integração com o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), sendo o Progestão - Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas, lançado em 2013, a ferramenta mais concreta do pacto, que oferece incentivo financeiro aos sistemas estaduais para aplicação exclusiva em ações de fortalecimento institucional e de gerenciamento de recursos hídricos.

“A gestão de águas tem se tornado um desafio cada vez maior e mais complexo no Brasil, e na Bahia, em especial, porque temos o maior território semiárido, cortado pelo Rio São Francisco, além de questões sensíveis em outras regiões. Por isso, essa política é de grande importância para nós, é fundamental para que se construa no Brasil uma visão integrada e estratégica da questão hídrica e possamos aprimorar a gestão”, disse o secretário João Carlos Silva.

Participaram do encontro a diretora presidente da ANA, Christianne Dias, representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional, bem como secretários e representantes de órgãos gestores de recursos hídricos dos demais estados brasileiros.