• Cefir nos municípios
  • .

Notícias

19/02/2019 09:50

Sema fecha apoio ao Eco Folia Solidária para o carnaval 2019

Nesta segunda-feira (18), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) fechou apoio ao projeto Ecofolia Solidária – O trabalho decente preserva o meio ambiente, a ser realizado durante o carnaval 2019 da capital baiana. A iniciativa é do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB), e a execução se dá pela Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (CAMAPET), com o patrocínio de secretarias do Governo do Estado.

O Eco Folia contribui para a redução dos impactos ambientais da festa, oferecendo estrutura adequada de trabalho e remuneração aos catadores e catadoras de resíduos sólidos, fomentando a economia solidária.

“O carnaval é um grande evento, e o Governo do Estado vem trabalhando em diversas frentes para a socialização dessa festa. Precisamos dar prioridade àqueles que têm um papel fundamental e podem dar retorno socioeconômico e ambiental. Os catadores e catadoras podem contar com a Secretaria do Meio Ambiente nesse trabalho”, disse o secretário João Carlos Oliveira. O gestor ressaltou ainda da importância de uma parceria continuada com os “agentes ambientais”, como se referiu aos catadores e catadoras de resíduos.

Nos carnavais anteriores, o projeto montou cinco Centrais de Apoio ao Catador espalhadas nas na Ladeira da Montanha, Dois de Julho, Barra, Ondina e Politeama. São recolhidos dos circuitos da festa: latas de alumínio, garrafas pet, plástico filme, copos plásticos, papelão, tetrapak, vidro e óleo de fritura usado.

“A tecnologia social é a grande tecnologia que vai sobreguardar o meio ambiente. Nós somos parte e devemos buscar esse processo de integrar homens e mulheres às soluções para a preservação”, disse Joilson Santana, representante do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB).

Participaram da reunião, a vereadora Marta Rodrigues, representantes das cooperativas Camapet, Cama, Cooperlix, Cooperes e Recicoop e técnicos da Sema.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.