08/02/2019 19:40

Nova gestão na Secretaria do Meio Ambiente

A transmissão de cargo de secretário do Meio Ambiente da Bahia foi realizada na tarde desta sexta-feira (8). O secretário Geraldo Reis entregou o cargo ao novo titular da pasta, João Carlos Oliveira, em cerimônia realizada na Secretaria do Meio Ambiente, com a participação da Diretora do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles. Na oportunidade, o novo titular da pasta foi recepcionado pelos servidores da Sema e do Inema.

“Vamos construir uma política ambiental de muito diálogo com todos os setores. A interação da Secretaria do Meio Ambiente com o Inema é fundamental nesse processo, para que estejamos todos em torno de um objeto comum que é a sustentabilidade”, disse João Carlos. O secretário agradeceu a presença do ex-secretário Geraldo Reis, “um companheiro de longas datas do campo progressista da esquerda”, e da diretora do Inema, Márcia Telles, com quem afirmou já ter iniciado o diálogo.

Outra preocupação apresentada por João Carlos é como compatibilizar a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento na era da robótica e da automação tecnológica. “Como vamos fazer uso desses avanços tecnológicos também preservando o meio ambiente? Essa evolução tecnológica não leva muito em consideração a preservação ambiental. O desenvolvimento econômico é importante, mas nem sempre benéfico”.

Para finalizar, o secretário fez um apelo à equipe de trabalho por uma gestão humana, democrática e com distribuição de responsabilidades. “Nós passamos mais tempo no trabalho do que com nossa família. É importante prezarmos por um ambiente saudável, de troca de experiências. Nós precisamos ter eficiência, eficácia e efetividade no serviço público, o governador Rui Costa tem pressa, é “correria”, e nós vamos acompanhar esse ritmo”, finalizou.

Perfil do secretário

Engenheiro agrônomo, João Carlos Oliveira exercia o cargo de vice-presidente da Junta Comercial do Estado. No governo de Jaques Wagner, foi secretário interino do Turismo por dois meses, após exercer a função de chefe de gabinete entre 2011 e 2013. Na sua área de formação, atuou como diretor da Ceplac e do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da UESC; além de ser coordenador regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), na região Sul do Estado.

João Carlos, também professor da UNEB, já foi avaliador do MEC/INEP para os cursos de Agronomia em todo o Brasil. É filiado ao PSB há mais de duas décadas e presidiu o partido em Itabuna, além de ser integrante da sua Executiva Estadual, onde dirigiu a seção baiana da Fundação João Mangabeira. Com pós-graduação em Administração Púbica pela Fundação Getúlio Vargas.