• Cefir nos municípios
  • .
  • Cerrado Bahia
  • RH Bahia

Notícias

04/02/2019 13:10

Campanha O mar não está para plástico acontece dia 9 em Piatã e Itapuã

Neste sábado (9), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a ONG Rede Viva Mar Vivo realizam a primeira ação de coleta de lixo da campanha O mar não está para plástico. A ação acontece a partir das 9h, nas praias de Piatã e Itapuã, em Salvador. Os soteropolitanos interessados em se tornarem guardiões das suas praias, participando como voluntários da coleta de lixo e conscientização, devem se inscrever por meio do site ou das redes sociais da Sema, preenchendo o formulário online (https://goo.gl/brtHkT).

Os voluntários que não puderem realizar a inscrição prévia podem se inscrever no local. O ponto de encontro dos guardiões será montado na curva da praia de Piatã (próximo à Praça de Piatã, na direção do estacionamento, na areia da praia). A Sema irá instalar toldos com infraestrutura para suporte aos voluntários, com água e equipamentos para a coleta (luvas, coletes e baldes). Os voluntários devem levar sua garrafa ou caneca para beber água. A coleta dura cerca de 60 minutos e será realizada em dois grupos, que se deslocarão em direções opostas: do ponto de apoio até a Rua da Música, em Itapuã; e do ponto de apoio até 3ª ponte, em Jaguaribe. Em seguida, às 10h, acontece ação educativa, com avaliação do lixo coletado, confraternização e sorteio de brindes entre os voluntários.

Esta primeira ação contará com a orientação do ambientalista João Malavolta, colaborador da ONU Meio Ambiente para a campanha Mares Limpos e fundador do Instituto Ecosurf, além do apoio de especialistas da Sema. Também é parceiro nesta edição, o professor e campeão de surf Armando Daltro, que oferece 10 aulas de surf para serem sorteadas entre os voluntários.

Lançamento da campanha acontece dia 8, na Casa da Música

Para orientar os voluntários e tratar dos fundamentos e importância dos cuidados com as praias, a Sema e ong Rede Viva Mar Vivo convidam o ambientalista João Malavolta para uma palestra de abertura da campanha, a ser realizada dia 8, próxima sexta-feira, às 14h, no auditório do Centro Cultural Casa da Música, Parque Metropolitano do Abaeté, em Itapuã.

Na oportunidade, será feito o treinamento e organização das equipes de guardiões. O evento contará com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis, do presidente da Rede Viva Mar Vivo, William Freitas, além de gestores e especialistas da Sema nas áreas de Educação Ambiental e Gestão Costeira.

Todos os voluntários e interessados no tema da saúde dos oceanos e gestão costeira podem participar. O evento é aberto ao público e a capacidade do local é de 100 pessoas.

A campanha continua dia 16, na praia de Boa Viagem, e dia 23 na praia do Buracão, sempre no período da manhã, a partir das 9h.


SERVIÇO:

O quê: Campanha O mar não está para plástico

08/02 - Lançamento
14h - Palestra do ambientalista João Malavolta - Auditório do Centro Cultural Casa da Música, Parque Metropolitano do Abaeté, Itapuã

09/02 - Mutirão de limpeza nas praias de Piatã/Itapuã
9h - Encontro dos guardiões e distribuição de equipamentos
10h - Atividade educativa, confraternização e sorteio de brindes


Cadastramento de voluntários: https://goo.gl/brtHkT

rotewiro
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.