• RH Bahia

16/01/2019 15:52

Jacobina: Bombeiros Militares controlam incêndio florestal na Serra da Macaqueira

Um incêndio de média proporção em área de preservação ambiental na Serra da Macaqueira, no município de Jacobina, norte da Bahia, está sendo combatido, desde segunda-feira, dia 14, pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Com apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e brigadistas voluntários, os bombeiros conseguiram controlar, já na terça-feira, 15, os focos de incêndios na localidade conhecida como Grota do Brito, onde fica a Cachoeira da Viúva, e alguns sítios e chácaras.

Segundo o CBMBA, também foram encontrados alguns focos remanescentes na área da Pingadeira, que estão sendo monitorados e tendo operações de rescaldo pela corporação, ação necessária para completar a extinção do fogo, em áreas de mata estacional e de campos rupestres. Foram envolvidas mais de 12 (doze) pessoas na ação de combate ao incêndio, sendo 04 Bombeiros Militares, 04 brigadistas voluntários e 04 brigadistas de emergência da mineradora Yamana Gold, além da equipe técnica e a coordenação da Unidade Regional do Inema de Senhor do Bonfim.

Para o Diretor de Políticas de Biodiversidade e Florestas da Sema, Murilo Figueredo, segundo as informações repassadas pela equipe em campo não existe necessidade de reforço aéreo para combate ao fogo. "Com as informações técnicas climáticas atuais da região e condições favoráveis à precipitação pluviométrica, além do sucesso da equipe de combate terrestre no controle ao incêndio florestal, não utilizaremos combate aéreo", disse.

De acordo com diretor da Sema, possivelmente o incêndio foi ocasionado por frequentadores da região que podem ter deixado fogueiras acessas ou a queima de restos vegetais ou lixo em coivaras feitas no quintal de casas. "Por isso, existe ainda uma atenção da equipe de campo no rescaldo e com o monitoramento da área, para que focos de calor ainda existentes sejam extintos e não tenhamos reignições que possam afetar residências nos arredores do Parque da Macaqueira", explica.

Bahia Sem Fogo - A ação integra o programa Bahia Sem Fogo, criado em 2010 para tornar mais efetivas as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas de Unidades de Conservação (UCs) no estado, oferecendo infraestrutura e logística adequadas. O Bahia Sem Fogo é coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia

O Comitê é formado por representantes de secretarias estaduais, instituições municipais e federais, entre elas: o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Casa Militar do Governador; Secretaria de Segurança Pública (SSP), da Saúde (Sesab), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), da Educação (SEC), da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), de Turismo (Setur) e Corpo de Bombeiros Militares do Estado da Bahia (CBMBA).